Mundo

Após 12 anos, nasce o primeiro bebé na ilha onde os partos são proibidos

Há 12 anos que não nasciam crianças no arquipélago de Fernando Noronha, no Brasil. As fracas condições hospitalares são uma proibição para os nascimentos mas, este sábado, uma jovem de 22 anos deu à luz, alegando não saber que estava grávida.

Perto de Natal, no Brasil, o arquipélago de Fernando Noronha tem pouco mais de 3000 pessoas. A ilha não permite o nascimento de crianças, face às fracas condições do hospital local.

Porém, na madrugada deste sábado, uma jovem de 22 anos que diz não ter tido conhecimento da gravidez deu à luz, naquele que foi o primeiro bebé do arquipélago nos últimos 12 anos.

De acordo com o Globo, a administração regional garante que não foi dado qualquer atendimento ou assistência pré-natal à família em questão. A jovem, que preferiu não ser identificada, contou a sua história.

“Eu fiz o teste [de gravidez], deu negativo e não senti nada durante toda a gestação. Tive uma cólica e, quando fui à casa de banho, vi algo a descer entre as pernas. Foi então que o pai da criança chegou e pegou no bebé. Era uma menina”, conta.

A história, com contornos quase surreais, teria sido escrita de forma diferente caso a jovem tivesse conhecimento da gravidez.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria a minha filha aqui. Teria feito o percurso pré-natal e tomado as vacinas. (…) Eu não arriscaria a minha vida nem a da minha filha”, acrescentou.

A surpresa foi também partilhada pelo pai do bebé, que confessou “não saber de nada”.

“Ligámos para a emergência, mas nem deu tempo para a ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus”, conta, citado pelo Globo.

O homem acabou por levar a criança até ao hospital a pé. A mãe, que tem outra filha cujo parto aconteceu no continente foi também para o hospital, mais tarde, de ambulância.

Em destaque

Subir