Categorias: Nas Notícias

“Cenário apocalíptico”: Putin rejeita teoria da guerra pela Ucrânia (vídeo)

Putin deixou um avisou à Ucrânia e à Europa. Aos vizinhos, o Presidente da Rússia disse não acreditar que desejem o “cenário apocalíptico” de uma guerra entre ambos. Sobre os parceiros europeus, afirmou que “ninguém necessita de um conflito na periferia da Europa”.

E se um dia os russos acordassem com a notícia de que a guerra com a vizinha Ucrânia era ‘real’? Este “cenário apocalíptico” foi ontem abordado pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, numa entrevista para a Rossiya 24 em que garantiu acreditar não ser essa a vontade dos vizinhos ucranianos.

“Acho que esse cenário apocalíptico dificilmente é possível e acredito que nunca se chegará a isso”, afirmou o ‘czar’, quando confrontado com as recentes declarações do homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, sobre a necessidade da Ucrânia “recuperar” a Crimeia, a província que se separou para aderir à Federação Russa.

Desprezando as “afirmações de caráter vingativo” do Presidente ucraniano, Putin deixou um aviso, embora com a máscara de “conselho”: “Não quero dar conselhos, mas as autoridades de um Estado europeu tão grande como a Ucrânia deveriam ocupar-se, em primeiro lugar, em normalizar a vida no país”.

Um país que continua em guerra civil, com a população das regiões mais a leste, alegadamente instigadas, financiadas, treinadas e armadas pela Rússia, a exigirem a “independência”, ou seja, passarem para a soberania russa.

Vladimir Putin afirmou que o regime ucraniano “tem de respeitar” a decisão dos eleitores da Crimeia, que votaram em referendo a independência da Ucrânia.

Face à posterior adesão à Federação Russa, decidida também pela população da Crimeia, “a Rússia não pode ter outra postura” senão ‘açambarcar’ a antiga província ucraniana, continuou o chefe de Estado russo.

Criticando Petro Poroshenko por tentar “atribuir a culpa à Rússia”, que justificou como sendo “tentativas de justificar a derrota” na Crimeia, Putin condenou “as tentativas de atiçar um conflito entre Rússia e Ucrânia”, embora manifestando esperança numa resolução pacífica.

“Se os acordos de Minsk foram cumpridos, tenho certeza que a situação se normalizará paulatinamente”, garantiu o Presidente russo.

Na mesma entrevista, concedida ao canal estatal, Putin deixou um aviso aos países europeus que têm apoiado publicamente a Ucrânia: “Ninguém necessita de um conflito na periferia da Europa, muito menos um armado”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias