Nas Notícias

Aplicação regista tiroteios no Rio de Janeiro em tempo real

Uma nova aplicação, chamada ‘Fogo Cruzado’, regista os tiroteios que ocorrem no Rio de Janeiro, em tempo real. Em sete dias, contaram-se 250 ocorrências, a uma média de três por cada duas horas.

No Rio de Janeiro, em sete dias, contaram-se 250 tiroteios registados na ‘Fogo Cruzado’, que conta com o contributo de quem fez o download da aplicação. Dos 250 tiroteios, 24 registaram vítimas fatais ou feridos graves.

A aplicação móvel foi lançada há oito dias e conta com a colaboração dos utilizadores, que mapeiam, em tempo real, as ocorrências. E a média é impressionante: na última semana, o Rio foi palco de três tiroteios a cada duas horas.

O número de downloads também impressiona: mais de 15 mil em oito dias.

O objetivo desta ferramenta é alertar residentes para evitarem locais onde todos os dias ocorrem ataques com armas de fogo.

Algumas das notificações feitas pelos utilizadores são descartadas, por serem repetidas. Mas estas estatísticas afastam esses casos, assim como relato de tiroteios fora do Rio de Janeiro.

A autora desta ideia é uma jornalista especializada em questões de segurança. Cecília Olliveira sentiu necessidade de saber a quantidade de ocorrências do género e, na sua pesquisa, deparou-se com informação preocupante.

Um título de um jornal dava conta de 100 dias sem tréguas, com tiroteios permanentes. A jornalista teve a ideia de criar uma ferramenta que fornecesse dados detalhados. E ficou surpreendida com estes primeiros números.

‘Fogo Cruzado’ busca também informação oficial da Polícia Militar. Permite fazer relatórios e perceber se há um aumento ou um decréscimo de ocorrências.

A questão da segurança é uma permanente preocupação do Rio Janeiro. Mas em vésperas da organização dos Jogos Olímpicos, o assunto adquire ainda maior relevância.

Em destaque

Subir