Tecnologia

Aplicação para o iPhone ajuda a encontrar crianças perdidas ou desaparecidas

kish_1Aplicativo foi desenvolvido por um programador britânico em parceria com a Interpol. Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD) vai realizar uma experiência no Estádio da Luz.

Trata-se provavelmente do próximo passo no que toca a situações de emergência em que crianças desaparecem, porque se perdem ou mesmo porque são raptadas.

Dá pelo nome de ‘Kish’, iniciais de ‘Kids In Safe Hands’ (Crianças em mãos seguras), e foi desenvolvida por um britânico, em parceria com a Interpol. Esta aplicação funciona como uma espécie de alerta geral, em tempo real.

A partir do momento que um menor é dado como desaparecido, pelo pai por exemplo, basta o progenitor premir um botão e uma imagem do filho é rapidamente transferida para outros terminais, como smartphones que tenham também a aplicação, ou mesmo ecrãs gigantes presentes em estádios ou centros comerciais, por exemplo.

Mas há mais, a fotografia pode também chegar rapidamente às autoridades policiais ou à própria segurança privada de um estabelecimento. A partir deste alerta rápido, numa situação ocorrida num grande centro comercial, por exemplo, as equipas podem de imediato fechar todas as portas do espaço.

A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas diz “sim” à ideia revolucionária e está já a preparar uma simulação no Estádio da Luz. Além disso, a APCD tem já contactos feitos com a Mundicenter, companhia que faz a gestão de grandes espaços comerciais.

Só em 2011, segundo dados da Polícia Judiciária, desapareceram cerca de 1.500 crianças em Portugal.

A aplicação vai brevemente estar disponível para iPhone e o preço rondará os sete euros. Também para breve está previsto o lançamento para sistemas Android.

Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir