Nas Notícias

Apicultores do Alto Minho preocupados com nove casos confirmados de vespa predadora

vespa velutinaA presença da vespa velutina nigrithorax foi confirmada em nove localizações no Alto Minho. Esta espécie, oriunda da Ásia, é predadora e agressiva, chegando mesmo a atacar colmeias de abelhas, razões pelas quais os apicultores alto-minhotos estão apreensivos.

A vespa velutina nigrithorax chegou a Portugal e foi confirmada em nove localizações no distrito de Viana do Castelo, tanto mais que se suspeita do porto vianense como porta de entrada: esta espécie é originária do sudoeste asiático e chegou à Europa por via marítima, tendo sido detetada pela primeira vez em Bordéus (França) no ano de 2004.

“Temos nove casos confirmados e mais três situações potenciais, em Ponte de Lima, Barcelos e Amares. É um caso preocupante dada a agressividade desta espécie, que é predadora”, explicou Miguel Maia, técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), citado pela Lusa. Suspeita-se, também, de um ninho em Castelo do Neiva.

A agressividade desta vespa asiática aumentou o estado de alerta entre os apicultores do Alto Minho, pois a velutina nigrithorax é conhecida por atacar colmeias de abelhas. A APIMIL não acredita na hipótese de erradicar a espécie, mas apelou aos associados para comunicarem qualquer avistamento para tentar capturar as ‘fundadoras’ e destruir os ninhos, de forma a abrandar a proliferação desta vespa.

Em destaque

Subir