Apresentações/Novidades

Aperta-se o cerco à Volkswagen

VolkswagenUltimato115

Está a apertar-se o ‘cerco’ das autoridades americanas ao grupo Volkswagen. Agora foi um ultimato do estado da Califórnia que deu pouco mais de um mês ao construtor alemão para apresentar um plano para modificar os veículos com motores a gasóleo.

No fundo os responsáveis californianos mais não estão do que a replicar as exigências que a União Europeia já tinha feito ao construtor de Volfsburgo.

A Califónia Resources Board (CARB) avisa que os modelos da Volkswagen afetados pela manipulação de emissões de NOX (dióxido de azoto) foram fabricados entre 2009 e 2015, e são das marcas VW, Porsche e Audi.

Aquele estado norte.americano tem das leis mais restritas dos Estados Unidos no que diz respeito a padrões de poluição, e o CARB diz que a Volkswagen tem 45 dias para desenvolver e apresentar um plano de modificação dos veículos.

Contudo, se nos EUA estão previstas indemnizações aos seus clientes de veículos diesel afetados, na Europa o grupo Volkswagen não se mostra disposto a fazer o mesmo. O que já motivou diversos protestos e ameaças de organizações de defesa dos consumidores, incluindo a portuguesa DECO.

O construtor germânico justifica-se com o facto de ser financeiramente incomportável, dada a dimensão de veículos diesel no velho continente, quando comparada à dos Estados Unidos, onde este tipo de modelos é minoritário em termos de volume total.

Refira-se que no início do mês o grupo Volkswagen anunciou uma compensação de mil dólares por viatura aos 480 clientes americanos afetados, bem como assistência gratuita por três anos em caso de avaria.

Em destaque

Subir