Nas Notícias

APDP desafia população a marchar pela diabetes

diabetes_0Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) desafia população a marchar pela diabetes, a 13 de maio, no âmbito do 86.º aniversário da associação de doentes mais antiga do mundo.

As comemorações integram várias iniciativas que pretendem sensibilizar a população para a importância da prevenção e controlo da doença. Aulas de culinária, sessões de exercício físico e a Marcha ‘Vamos dar a Cara pela Diabetes’ fazem parte do programa.

Reconhecida pelo seu trabalho permanente junto das pessoas com diabetes, a APDP comemora o seu 86.º aniversário colocando a tónica nas suas preocupações fundamentais – prevenir e educar para a doença que coloca Portugal como o terceiro país (num total de 33) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com maior prevalência de diabetes (12,4 por cento).

Assim, no dia 13 de maio terá lugar, em Lisboa, a Marcha ‘Vamos dar a Cara pela Diabetes’, uma iniciativa solidária que terá início às 10h00 no estádio 1º de maio (INATEL – Av. Rio de Janeiro, em Lisboa). As inscrições na prova têm o valor individual de 5 Euros que revertem totalmente para apoiar a APDP e melhorar o apoio e a formação à pessoa com Diabetes.

Esta iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância do controlo e prevenção da Diabetes, especialmente através do exercício físico e da alimentação saudável, dando continuidade ao trabalho de consciencialização da população para esta doença.

Ainda no dia 13 de maio, para sublinhar a importância do exercício físico no controlo da diabetes, no mesmo local e durante a manhã, decorrerão sessões de ginástica do ‘Caminhar para o Equilíbrio’, um programa educacional para pessoas com diabetes tipo 2, constituído por atividades estruturadas que visam o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício.

Estas sessões vão centrar-se na prática de exercício físico, através de aulas de ginástica ao ar livre, acompanhadas de música e muita animação. As sessões irão decorrer às 09h30 e 11h00. Para participar, basta aparecer no estádio 1.º de Maio (INATEL – Av. Rio de Janeiro, em Lisboa), em Lisboa, com roupa apropriada para a prática de exercício físico. Até ao dia 13 de maio, e no âmbito do aniversário da APDP, estão agendadas outras ações.

Em destaque

Subir