Nas Notícias

APDP cria escola que ensina a tratar diabetes através da alimentação

diabetes_0Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) inaugura a ‘Cozinha dietética APDP/Pão São’, com o apoio do Museu do Pão. Objetivo é reforçar a importância da alimentação saudável na diabetes.

A nova valência enquadra-se no projeto da Escola da Diabetes e irá permitir a formação de profissionais de saúde e de doentes, que assim irão aprender a confecionar refeições mais saudáveis, aprendendo desta forma a controlar melhor a sua doença.

A alimentação é um aspeto fundamental na prevenção e controlo da diabetes e a ‘Cozinha dietética APDP/ Pão São’ vai promover a educação alimentar das pessoas com diabetes.

Neste novo espaço, localizado na Escola da Diabetes, em Lisboa, serão ministrados cursos de nutrição e aulas práticas onde as pessoas com diabetes irão aprender a identificar os alimentos mais saudáveis, a avaliar a porção dos alimentos e a confecioná-los da maneira mais apropriada.

“Este é um passo muito importante na vida da Escola da Diabetes Ernesto Roma, não fosse a alimentação um dos aspetos fundamentais no tratamento da diabetes. Com o apoio do Museu do Pão, esta nova valência vai permitir apostar, com mais e melhores condições, na educação alimentar e na formação, agora com uma infraestrutura dotada de todas as ferramentas necessárias para o efeito”, refere Luís Gardete Correia, presidente da APDP.

A ‘Cozinha dietética APDP/Pão São’ é um projeto que vem dar continuidade ao trabalho de Ernesto Roma, fundador da APDP, que desde cedo promoveu o estudo da nutrição e dos alimentos, ao fundar a Sociedade Portuguesa de Gastronomia que funcionou na associação até à década de 70.

Nessa altura foi instalada uma cozinha dietética para experimentação, treino e formação dos técnicos de saúde que assistiam os doentes, bem como para formação de pessoal para o exterior.

Educar para uma alimentação correta é uma forma importante de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da pessoa com diabetes. Com a inauguração ‘Cozinha dietética APDP/ Pão São’, ampla e dotada de todas as condições necessárias, está concluída mais uma etapa no projeto da Escola da Diabetes.

Em destaque

Subir