Nas Notícias

Apanhado a roubar esmolas Fátima através de um “engenhoso esquema”

fatima santuario Um homem foi detido em flagrante delito, pela GNR, no Santuário de Fátima. É a segunda vez que o homem, de 60 anos, é apanhado a roubar esmolas. Segundo os militares, o suspeito utiliza um “engenhoso esquema” que, aquando da detenção de hoje, rendera 225 euros.

Um homem foi detido, pela GNR, a furtar esmolas no Santuário de Fátima.

De acordo com um comunicado da força militar, é a segunda vez que este indivíduo, de 60 anos e residente no concelho de Vila Nova de Gaia, é apanhado no roubo de esmolas.

A detenção “foi fruto de diligências de investigação que decorriam por se suspeitar de furto do interior das caixas de esmolas no Santuário de Fátima”, como explicou a GNR.

“As diligências de investigação, levadas a cabo por elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Tomar, culminaram na detenção do suspeito pelas 6.20 do dia de hoje”, salienta ainda a nota.

Quando foi detido, o suspeito tinha 225 euros na sua posse.

No comunicado, a GNR avançou que o arguido usava um “engenhoso esquema” para o furto, sem revelar pormenores que ‘facilitem a vida’ a outros criminosos, “para subtrair apenas as notas do interior das caixas de esmola, tendo na sua posse 225 euros”.

Citado sem identificação pela Lusa, uma fonte da GNR acrescentou que o furto ocorreu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a mesma onde, em 2010, o mesmo homem “já tinha praticado o mesmo tipo de furto”.

“O santuário suspeitava que esta prática já estava em curso há alguns meses, fez queixa, tendo a GNR iniciado a investigação”, complementou a mesma fonte, explicando que foram realizadas “ações de vigilância que culminaram com a detenção”.

Afirmando ser desconhecido o montante global que terá sido furtado, a GNR suspeita que o arguido “deixava passar os fins de semana, quando há maior afluência de peregrinos e, possivelmente, maior deposição de ofertas, e à segunda-feira praticava o ilícito”.

O arguido aguarda o desenrolar do inquérito em liberdade.

Em destaque

Subir