Mundo

Aos 116 anos, Okawa não é velha para comer sushi

okawa 210okawaHoje é dia de festa para a pessoa mais velha do mundo. A japonesa Misao Okawa, que completa 116 anos, explica como atingir tão vetusta idade: dormir bem e comer ainda melhor, especial se for sushi.

A pessoa mais velha do mundo completa hoje 116 anos, a mesma idade com que recebeu faleceu a mulher que detinha esse ‘título’, a também japonesa Jireomon Kimura.

Misao Okawa, nascida em Osaka (Japão) em 1898, descende de uma família de vendedores de quimonos, as tradicionais vestes nipónicas.

Atualmente num lar em Osaka, a aniversariante recebeu a visita do presidente da câmara, Takehiro Ogura, a quem deixou os habituais conselhos para conseguir uma boa longevidade: comer, dormir e descansar.

“Coma e durma e viverá muito tempo. Tem de aprender a se relaxar”, revela Misao Okawa, que adora sushi de cavala.

“A senhora Okawa come três grandes refeições ao dia e dorme obrigatoriamente oito horas. Ela assegura que a comida favorita é o sushi, especialmente o de cavala com arroz cozido ao vapor e vinagre, a qual come pelo menos uma vez ao mês”, adiantou Tomohito Okada, responsável pelo lar onde a mulher tem vivido nos últimos 18 anos.

A sucessora de Jireomon Kimura como a pessoa mais velha do mundo é uma das que tem ajudado o Japão a manter uma das mais altas taxas de esperança de vida, com a média para uma mulher a ser de 85,9 anos.

As mulheres representam 87 por cento das pessoas com mais de 100 anos no Japão.

Em destaque

Subir