Mundo

Aos 10 anos criou um negócio para combater o problema do lixo no seu país (com vídeo)

A imprensa do Paquistão já a apelidou da “mais jovem empreendedora” do país. Zymal Umer luta pelo bem-estar do meio ambiente e, com apenas 10 anos de idade, decidiu desenvolver um negócio que tenta combater, ainda que a uma escala reduzida, o problema do lixo no Paquistão.

Vinte milhões de toneladas de lixo anualmente. É o número estratosférico da produção de lixo no Paquistão que, segundo a BBC, continua a crescer 2,4 por cento a cada.

Não há – nem nunca houve – um controlo oficial do país para lidar com o lixo sólido. O governo apenas recolhe metade do que é produzido, face à ausência de lugares apropriados para a criação de aterros.

É neste ambiente que cresce Zymal Umer, uma menina de 10 anos que “pede respeito” pelo meio ambiente.

“Se as pessoas pensassem apenas por um momento antes de deitarem o lixo em qualquer lugar, talvez elas não o fizessem de uma forma que prejudica o meio ambiente”, conta a pequena Zymal à BBC.

De forma a combater esta enorme problemática, Zymal decidiu transformá-la numa oportunidade. Aos 10 anos, transforma jornais velhos em bolsas de presentes com efeitos – as chamadas Zeebags – que vende, posteriormente, à família e aos amigos. A maior parte do lucro que provém deste negócio é doado a várias organizações locais de caridade.

Com recurso a “vídeos do youtube”, o negócio passou, em três anos, de algumas para centenas de peças vendidas, num total de vendas à volta dos 4200 euros.

“É difícil conciliar a escola com as Zeebags, por isso produzo-as ao fim de semana ou durante as férias, com os meus primos”, conta Zymal. “O meu pai e o meu avô pagam pelo material bruto. Sem a sua ajuda, seria muito difícil manter o meu projeto em andamento”, explica.

A atitude empreendedora e preocupada de Zymal Umer cativou a imprensa do Paquistão, que não hesitou em apelidá-la da “mais jovem empreendedora” do país.

“Fiquei muito feliz em ter um reconhecimento internacional pelo meu trabalho e orgulhosa por passar uma imagem positiva do meu país e dos meus pais”, confessou Zymal.

As Zeebags da pequena Zymal já lhe valeram, entre o reconhecimento mediático, prémios internacionais. Além do Paquistão, a pequena empreendedora viu o seu trabalho ser reconhecido na Arábia Saudita e nos Estados Unidos, mas deseja alargar o negócio a todo o globo.

Em destaque

Subir