Nas Notícias

Ao fim de dez anos, o Canal Parlamento chega em sinal aberto à televisão nacional

canal parlamentoApós dez anos a emitir apenas na televisão por cabo, o Canal Parlamento vai estar disponível em sinal aberto. Hoje, a posição cinco da grelha passa a ter um ‘inquilino’ em versão experimental, com a programação regular a ter início previsto para 3 de janeiro de 2013.

Um dos pressupostos da transição, a nível europeu, da televisão analógica para a digital (TDT) era um aumento do espectro, possibilitando a transmissão de mais canais em sinal aberto. A partir de hoje, Portugal ganha finalmente uma quinta estação: o Canal Parlamento, que há dez anos vem sendo emitido na televisão por cabo.

Por enquanto, a emissão será em regime experimental, na quinta posição da grelha televisiva. O início das emissões regulares está previsto para 3 de janeiro do próximo ano. “É muito bom. A vantagem deste canal é que ele torna a política mais universal e mais democrática”, assegurou a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que tem sido a principal impulsionadora deste processo.

A estreia é assinalada com a transmissão em direto do plenário de hoje, findo o qual será emitida a gravação do debate quinzenal realizado no dia 21. Nuno Encarnação, diretor do canal, revelou ainda que para esta noite estão agendados dois pequenos documentários sobre a Assembleia da República, já emitidos na televisão por cabo.

O Canal Parlamento vai emitir cerca de 10 horas de conteúdo por dia, não repetindo a emissão de 24 horas que realiza na televisão por cabo, durante os dias da semana.

Refira-se ainda que, nas regiões autónomas, o Canal Parlamento ficará disponível na posição sete. As emissões podem ser realizadas em sinal aberto agora que o visto do Tribunal de Contas deu entrada nos serviços do Parlamento, na semana passada.

Em destaque

Subir