Mundo

Anulação de casamentos: Papa corre com oficial que propunha ‘facilitar’

papa franciscoUm oficial de um tribunal do Vaticano foi despedido, pelo Papa Francisco, por ter aceitado dinheiro para ‘facilitar’ os processos de anulação de casamentos. “Temos de ter muito cuidado para que esse procedimento não se torne uma espécie de negócio”, justificou o sumo pontífice.

O Papa Francisco não facilitou com um oficial de um tribunal de Vaticano que, segundo o próprio sumo pontífice, aceitava dinheiro para ‘facilitar’ a vida de quem pretendia anular o casamento.

“Temos de ter muito cuidado para que esse procedimento não se torne uma espécie de negócio”, justificou Francisco.

O Papa recordou que “já houve escândalos públicos” anteriormente, quando justificava a decisão tomada.

“Há algum tempo, tive de despedir de um tribunal uma pessoa que andava a dizer: por 10.000 dólares, tratarei de ambos os processos” de anulação do casamento, “o civil e o eclesiástico”.

O sumo pontífice, que ministrava um curso sobre Justiça Canónica, reconheceu que a Igreja Católica também enfrenta a burocracia.

“Há tanta gente que necessita e que espera que a Igreja se pronuncie sobre a situação matrimonial… Alguns processos são tão longos e pesados que as pessoas se cansam e os abandonam”, reconheceu o Papa.

A Igreja “tem que fazer justiça e dizer: ‘sim, é verdade, o teu casamento é nulo. Não, o casamento é válido’. Mas é justo dizê-lo”, acrescentou.

Em destaque

Subir