Nas Notícias

António José Seguro fará declaração ao país esta tarde

antonio jose seguro1O líder do PS, António José Seguro, confirmou que irá fazer uma “comunicação ao país” durante a tarde de hoje. À saída de uma reunião com Cavaco Silva que durou uma hora e vinte minutos, Seguro não quis prestar declarações, anunciando somente uma declaração ao país, a ter lugar na sede do Partido Socialista, em Lisboa.

Não se sabe ainda a hora da comunicação, mas o mais provável é que ocorra após as 16h00, momento em que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reunirá também com Cavaco Silva, no âmbito do habitual encontro realizado todas as quintas-feiras entre os dois governantes.

Na sua comunicação, António José Seguro deverá abordar as recentes medidas de austeridade anunciadas pelo governo, já que o pedido para uma reunião com o Presidente da República teve um caráter de urgência e foi feito durante a conferência de imprensa de Vítor Gaspar, aquando dos resultados da quinta avaliação da troika e do anúncio de novas medidas de austeridade.

Às 17h00, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, dará também uma conferência de imprensa, na sede do partido. O tema deverá ser o mesmo.

Nos últimos dias têm-se avolumado as críticas dos partidos da oposição, mas também de elementos do PSD e do CDS-PP, às mais recentes medidas do governo, nomeadamente no que respeita às alterações da Taxa Social Única.

Dentro do PS cresce a convicção de que o único voto possível no Orçamento de Estado para 2013 é o voto contra. António Costa e Ferro Rodrigues já vieram defender o chumbo do orçamento e o próprio António José Seguro afirmou, no domingo, em Penafiel, que o PS não pode ignorar as consequências de uma nova vaga de austeridade, quando chegar o momento da votação.

“Quando o primeiro-ministro opta por estas medidas [de austeridade] não pode ignorar o que o PS tem dito sobre a consequência que isto terá na votação que faremos do OE para 2013”, afirmou Seguro.

Em destaque

Subir