Mundo

António Guterres tem mesmo Kristalina Georgieva como adversária

georgieva-adversaria-de-guterresA Bulgária anunciou o que já se sabia: António Guterres vai ter Kristalina Georgieva, a preferida da toda-poderosa chanceler Angela Merkel, como adversária na corrida pelo cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A entrada de Kristalina Georgieva em cena já há muito que era esperada, quer por causa do (pouco) secreto apoio de Angela Merkel, quer para aproveitar a corrente que deseja ver uma mulher a liderar a ONU, o que nunca aconteceu.

A Bulgária, que tinha indicado como candidata outra mulher, retirou o apoio a Irina Bokova para oficializar a candidatura de Kristalina Georgieva.

Boiko Borisov, o primeiro-ministro búlgaro, justificou a troca com o sexto lugar de Bokova nas quintas eleições informais (ganhas, como todas as outras, por António Guterres) e pelas maiores hipóteses de triunfo da comissária europeia.

“É uma candidatura de sucesso”, insistiu o governante, convicto de que Georgieva poderá derrotar Guterres.

De acordo com os analistas, a nova candidata, mesmo tendo perdido o ‘tempo de campanha’ até agora, é a mais forte opositora do antigo primeiro-ministro português, em especial na Europa de leste.

A primeira votação ‘a sério’, na qual os membros do Conselho de Segurança da ONU podem usar o direito de veto, está já marcada: será no dia 4 de outubro.

Em destaque

Subir