Motores

António Félix da Costa entra a vencer na Fórmula E

Depois de na qualificação ter garantido a ‘pole position’, António Félix da Costa venceu a corrida de abertura da quinta temporada da Fórmula E, que este sábado se disputou em Ad Diriyah, em Riade (Arábia Saudita).

O piloto português arrancou bem e liderou as primeiras 11 voltas da prova, antes de Jean-Eric Vergne – autor de um começo fulgurante – o ultrapassar. Só que o Campeão em título usou a regeneração do seu monolugar e foi penalizado.

A partir do castigo imposto a Vergne, também imposto ao seu companheiro de equipa André Lotterer, Félix da Costa passou a liderar com alguma vantagem sobre Jerôme d’Ambrosio, que também realizou um excelente começo de prova.

Só que um toque de José Maria Lopez no muro fez entrar o ‘safety car’ em pista, fazendo com que o piloto português da BMWi Andretti ficasse com o restante pelotão atrás de si. Durante este período de neutralização António Félix da Costa acionou o ‘modo de ataque’, o que, somando com o ‘Fanboost’ – no qual foi um dos cinco contemplados, lhe acabou por permitir resistir ao ataque final de Jean-Eric Vergne.

Apesar da penalização de ‘Drive-trough’, o francês da DS Techeetah conseguiu rapidamente ‘colar-se’ a Jerôme d’Ambrosio, e com a ajuda do ‘modo de ataque’ deixou o belga da Mahindra para trás. Depois foi em busca de Félix da Costa. Atacou o piloto português, que se defendeu obtendo mais uma regeneração que o gaulês e isso acabou por lhe dar o seu segundo triunfo de sempre na Fórmula E.

No final da prova António Félix da Costa não escondeu a sua satisfação: “É espantoso. Foi muito duro. Foram longos meses de trabalho. Mas temos que fazer melhor, porque os dois pilotos da Techeetah estavam muito rápidos e o Jean-Eric estava em cima de mim no final. Foi um bom começo de época, mas temos de continuar a trabalhar”.

“Para a BMW foi incrível. Não foi fácil nos dois últimos anos com a Andretti. Mas a equipa e também a marca em Munique trabalharam para que isto acontecesse agora. Estou tão feliz. Obrigado a todos. Obrigado BMW. Esta vitória é para vós”, acrescentou o piloto português no final.

Atrás de Vergne, Jerôme d’Ambrosio ‘coroou’ uma grande corrida com um pódio também celebrado pela Mahindra, com o belga a justificar a escolha para substituto de Nico Heidfeld. Mitch Evans, pela Jaguar, e André Lotterer completaram o top cinco.

Destaque ainda para o facto de, para além da DS Techeetah, também a Nissan eDams, Audi Sport Abt e Jaguar terem terminado com ambos os pilotos nos pontos.

Classificação final

1º António Félix da Costa (BMW) 33 voltas
2º Jean-Eri Vergne (DS Techeetah) + 0,462s
3º Jerôme d’Ambrosio (Mahindra) + 4,033s
4º Mitch Evans (Jaguar) + 5,383s
5º Andre Lotterer (DS Techeetah) + 5,579s
6º Sebastien Buemi (Nissan eDams) + 6,625s
7º Oliver Rowland (Nissan eDams) + 9,105s
8º Daniel Abt (Audi Sport) + 9,819s
9º Lucas di Grassi (Audi Sport) + 10,936s

Em destaque

Subir