Economia

António Costa vai falar ao país às 20h00

O primeiro-ministro António Costa vai falar ao país às 20h00, para abordar a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE).

António Costa irá fazer uma comunicação ao país, às 20h00, a partir de São Bento, para reagir à decisão da Comissão Europeia, que nesta segunda-feira confirmou a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, já comentou o fim desta restrição, destacando que Portugal deixa de estar subjugado a uma política orçamental “maniqueísta” baseada apenas em “medidas de curto prazo”.

Também o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu à decisão.

“Hoje é o dia de felicitar os portugueses. Esta decisão só foi possível devido aos seus sacrifícios de muitos anos. Amanhã é o dia de todos começarmos a trabalhar para converter a decisão de hoje naquilo que importa: mais confiança, mais investimento, mais crescimento e mais emprego”, disse.

Passos Coelho irá também abordar a notícia do dia, às 12h00. Refira-se que o esforço orçamental de redução do défice foi prioridade nos Governos de Passos Coelho e de António Costa.

A Comissão Europeia confirmou hoje que Portugal saiu do Procedimento por Défice Excessivo, um castigo aplicado por Bruxelas aos países que habitualmente não cumprem os limites do défice (três por cento) das contas públicas. É uma boa notícia para o país. E agora? O que muda?

Em destaque

Subir