Nas Notícias

António Costa já tomou posse como primeiro-ministro

António Costa já foi empossado como primeiro-ministro, nesta quinta-feira, no Palácio da Ajuda. É o regresso ao Governo, depois de ter sido ministro da Justiça entre 1999 e 2002.

O Presidente da República, Cavaco Silva, deu hoje posse ao 21.º Governo Constitucional.

A cerimónia decorreu no Palácio da Ajuda. António Costa, ministros e secretários de Estado prestaram juramento e entraram em funções.

Para o secretário-geral do PS, este é um regresso ao poder, depois de ter sido ministro da Justiça entre outubro de 1999 e abril de 2002.

António Costa, licenciado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, tem uma pós-graduação em Estudos Europeus, pela Universidade Católica de Lisboa e Advogado.

Tem uma longa carreira política, que iniciou em 1982, como membro da Assembleia Municipal de Lisboa, cargo que exerceu até 1993.

Foi também deputado na Assembleia da República, de 1991 a 2004, e vereador na Câmara Municipal de Loures, de 1993 a 1995.

Do currículo político do novo primeiro-ministro, constam ainda funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XIII Governo, entre 1995 e 1997, e ministro dos Assuntos Parlamentares, entre novembro de 1997 e outubro de 1999.

Assumiu também funções de ministro da Justiça, até abril de 2002, altura em que passa a ser presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Foi Deputado ao Parlamento Europeu de junho de 2004 a março de 2005 e vice-presidente do Parlamento Europeu.

António Costa foi ainda ministro de Estado e da Administração Interna no XVII Governo Constitucional de março de 2005 a maio de 2007.

Ganhou as eleições autárquicas de 2007 e tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, até que vence as eleições no PS, derrotando António José Seguro e tornando-se secretário-geral do PS.

O primeiro-ministro (desde hoje) foi ainda membro do Comité das Regiões e presidente do Conselho da Área Metropolitana de Lisboa.

Chega à chefia de um Governo minoritário, que conta com o apoio parlamentar do Bloco de Esquerda, PCP e ‘Os Verdes’.

Em destaque

Subir