Cultura

António Costa felicita Caretos de Podence pela classificaço de património da UNESCO

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje os Caretos de Podence por terem sido classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“Os Caretos de Podence são declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO!”, escreveu António Costa na sua página oficial, na rede social Twitter, assim que foi conhecida a classificação.

“Parabéns aos habitantes de Podence que mantêm viva esta tradição única e aos que contribuíram para a sua valorização internacional, que é um motivo de orgulho para todos os portugueses”, conclui o primeiro-ministro.

Os Caretos de Podence foram hoje declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em Bogotá, na Colômbia.

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados “Bonecos de Estremoz”.

As “Festas de Inverno Carnaval de Podence” foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal nesta XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO.

Em destaque

Subir