Nas Notícias

António Costa diz que apoio de Soares “é particularmente bem-vindo”

antonio costaÀ margem de uma inauguração, António Costa, que pretende candidatar-se à liderança do PS, comentou o apoio manifestado por Mário Soares, num artigo de opinião no Público. “Todos os apoios são bem-vindos. E o do militante número um e fundador do PS é particularmente bem-vindo”, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, citado pela Lusa.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa – que já preparou a saída da autarquia, que pode ficar entregue ao vice-presidente Fernando Medina – comentou a manifestação de apoio de Mário Soares, histórico socialista que num artigo de opinião explicou as razões pelas quais vai apoiar António Costa, nesta sua decisão de avançar para a liderança do PS.

“Todos os apoios são bem-vindos. E o do militante número um e fundador do PS é particularmente bem-vindo. Não me queixo da falta de apoios. Acho que nós temos de nos concentrar naquilo que o país pede de nós: sermos a força mobilizadora da mudança”, afirmou António Costa, em reação a essa declaração de Soares.

O autarca de Lisboa sublinhou ainda que sente que “as pessoas querem uma nova maioria”. Em declarações reproduzidas pela agência Lusa, Costa centra já o seu alvo: O executivo liderado pela maioria PSD-CDS.

“As pessoas censuraram muito claramente o Governo e a atual política e querem uma mudança e para que essa mudança seja possível nós temos que ter uma maioria sólida, um governo forte que consolide essa mudança que as pessoas anseiam e é isso que o PS deve fazer”, disse o edil socialista, que participava na inauguração do Heliporto de Algés, situado em Oeiras.

No entanto, António Costa entende que o PS tem de adequar a sua mensagem ao resultado das eleições autárquicas de domingo. E foram essas eleições – e em particular o resultado obtido por António José Seguro – que levaram António Costa a avançar.

“O PS tem de responder positivamente à grande mensagem que os portugueses dirigiram no último domingo”, reiterou António Costa.

Na edição online do Público, o ex-presidente da República Mário Soares escreve, num artigo de opinião chamado “Resposta ao povo”, que “a ‘grande vitória’ anunciada por Seguro foi uma vitória de Pirro”.

E dedica uma palavra a António Costa: “Ainda bem que António Costa resolveu disponibilizar-se e que avançou para se bater pelo PS. Para que o PS seja um partido de esquerda e se bata em favor do povo contra a direita que o tem oprimido. Foi um acto de grande coragem que faz esquecer as hesitações do passado”.

Em destaque

Subir