Mundo

Antigo PM guineense Carlos Gomes Júnior formaliza no Supremo Tribunal candidatura à presidência da Guiné-Bissau

O antigo primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior entregou hoje no Supremo Tribunal de Justiça o dossiê de candidatura à presidência do país, nas eleições de 24 de novembro.

Carlos Gomes Júnior, que em dezembro próximo completa 70 anos, é o primeiro político guineense a formalizar a sua candidatura à presidência e concorre na qualidade de independente.

Acompanhado de elementos da diretoria da sua campanha, o antigo primeiro-ministro guineense disse que entregou o seu dossiê “porque o tempo urge” e que a campanha será “longa e combativa”.

Fonte do Supremo Tribunal de Justiça disse à Lusa que dez cidadãos guineenses levantaram as fichas que devem conter os dados de pelo menos cinco mil potenciais eleitores subscritores das candidaturas independentes.

As subscrições devem ser recolhidas pelo menos em cinco das nove regiões da Guiné-Bissau.

É esse dossiê, contendo as subscrições em formato papel e digital, que Carlos Gomes Júnior entregou hoje ao Supremo que agora tem até dia 25 deste mês para se pronunciar se o político reúne ou não os requisitos exigidos por lei para concorrer à presidência do país.

Os candidatos suportados pelos partidos são isentos de apresentação das subscrições de potenciais eleitores.

Em destaque

Subir