Desporto

Antigo ministro discriminado nos Jogos Paraolímpicos por necessitar de cão-guia

david blunkett e cao guiaDavid Blunkett, antigo ministro do Interior do Reino Unido, foi convidado a comentar a cerimónia de abertura dos Jogos Paraolímpicos. Contudo, um dos funcionários da organização impediu-o de entrar no recinto na companhia de Cosby, o cão-guia do antigo governante.

Na grande festa da igualdade, um convidado foi discriminado por ser cego. David Blunkett, antigo ministro do Interior, tinha presença confirmada na abertura dos Jogos Paraolímpicos, assegurando os comentários para uma cadeia de televisão. Contudo, o antigo governante foi impedido de entrar no recinto, uma vez que é proibida a presença de animais: um dos funcionários foi insensível ao facto de Cosby ser um cão-guia e Blunkett esteve para ficar à porta do recinto.

Para não “ter um ataque” na abertura de um evento consagrado à “demonstração de igualdade de oportunidades”, este cego de nascença, agora com 65 anos, aceitou ser conduzido até um “pórtico exposto à tempestade”, tanto mais que o clima não tem favorecido estes Jogos. Ali ficou durante as quase quatro horas que durou a cerimónia.

Depois do choque inicial, David Blunkett decidiu-se a pressionar a organização para que este tipo de situações não se repitam. “Isto não é apenas sobre mim, trata-se de fazer o que está correto”, explicou o antigo ministro, citado pelo Daily Mail: “eu quero que os organizadores dos Jogos aprendam uma lição para o futuro, de forma a que as pessoas com cães-guia possam ser tratadas como iguais”.

“O que aconteceu veio demonstrar que ainda há um longo caminho a percorrer para mudarmos as atitudes em relação aos desafios enfrentados por pessoas portadoras de deficiência”, concluiu.

Em destaque

Subir