Nas Notícias

Antibióticos são resistentes às ETAR e contaminam os solos e as águas

aspirinaOs antibióticos, o ibuprofeno e o paracetamol provocam a contaminação dos solos, uma vez que as estações de tratamento de águas e resíduos não são capazes de eliminar os compostos mais resistentes daqueles medicamentos. Imunes às ETAR, os fármacos provocam dano no ambiente.

De acordo com o Jornal de Notícias, que dá destaque a uma investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), segundo a qual os antibióticos, o paracetamol e o ibuprofeno (brufen) – alguns dos medicamentos mais utilizados pelos portugueses – poluem rios e mares, mas também os solos.

Uma equipa de investigadores do ISEP fez um trabalho que permitiu concluir que aqueles fármacos foram encontrados nos solos junto às estações de tratamento de águas, o que comprova a ineficácia das mesmas na prevenção da contaminação das terras.

Estes medicamentos, realça o JN, são os que os portugueses mais consomem. Passam imunes às ETAR, estações de tratamento que se tornam incapazes de evitar contaminações consideradas “preocupantes”.

Os investigadores do ISEP recolheram dos solos algumas amostras de terra contaminadas por águas que seguem o curso dos rios e, posteriormente, dos mares, mas também com efeitos negativos nos próprios solos e na saúde.

Entre os medicamentos mais resistentes estão o paracetamol e o ibuprofeno. Das amostras retiradas, o ibuprofeno é o medicamento mais detetado.

Os investigadores do ISEP avaliaram amostras sobretudo na região norte do país e com este estudo quebraram o mito de que as ETAR são capazes de evitar todos os prejuízos para o ambiente.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Valentina Domingues, professora do ISEP e um dos elementos que participaram neste trabalho de investigação das águas e dos solos, destaca a imunidade dos medicamentos àquelas estações de tratamento.

Refere Valentina Domingues que persiste a “ideia de que tudo é tratado nas ETAR”, mas, sublinha, “muitos medicamentos não são”, sendo que até as “ETAR mais eficazes deixam passar estes fármacos” para os solos, rios e mares.

Em destaque

Subir