Nas Notícias

Antibióticos podem perder eficácia com aumento da resistência, alerta a OMS

medicamentosOs antibióticos podem estar a perder efeito. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a resistência humana as estes medicamentos tem vindo a crescer continuamente e pode estar para breve uma era em que um simples arranhão no joelho pode ser fatal.

O organismo humano adapta-se continuamente às medicações e, no caso dos antibióticos, tenho aumentado a resistência, diminuindo a eficácia desta terapêutica. Isso obriga os laboratórios a desenvolverem antibióticos mais fortes, fazendo prolongar um ciclo que pode ter consequências drásticas: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode estar a aproximar-se uma era “pós-antibióticos”, em que um simples arranhão no joelho pode originar uma infeção fatal.

“Uma era pós-antibióticos significa, de facto, o fim da medicina moderna como a conhecemos”, explicou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, durante um seminário de doenças infeciosas que ocorreu na Dinamarca.

Para além da crescente resistência humana, o futuro dos antibióticos está também a ser comprometido pelas falsificações, alertou Margaret Chan, acrescentando outras complicações: “muitos países estão incapacitados pela falta de infraestruturas, incluindo laboratórios, diagnósticos, confirmação de qualidade, capacidade de regulação, monitorização e controlo sobre a obtenção e a utilização de antibióticos. Por exemplo, comprimidos contra a malária são vendidos individualmente em mercados locais. Também há abundância de antibióticos falsos ou de baixa qualidade”.

Durante o encontro foi também abordado o relatório em que vários grupos norte-americanos de especialistas em doenças infeciosas recomendam um aumento global dos esforços para melhorar a eficácia dos antibióticos atuais e promover a investigação de novos fármacos.

O relatório indica ainda que, para dificultar o aumento da resistência humana, cabe aos médicos receitarem antibióticos só quando mesmo necessário e com a melhor informação para a terapêutica. Segundo os autores, a resistência das bactérias tem crescido devido à má dosagem de antibióticos, que muitas vezes são receitados em excesso.

Em destaque

Subir