Cultura

Antero de Quental com doodle da Google que homenageia o escritor e poeta português

antero_quental_doodleAntero de Quental é homenageado com um doodle da Google, que dedica a página principal do motor de busca ao poeta e escritor português. Antero de Quental nasceu há 170 anos, a 18 de abril de 1842, em Ponta Delgada.

Antero de Quental é hoje homenageado com um google doodle, no dia em que se assinala o seu 170.º aniversário. O principal motor de busca do mundo faz uma vénia ao escritor e poeta português, com um doodle que recorda o poeta, a sua imagem e a sua poesia.

Nas longas barbas que caracterizavam Antero Quental escreve-se o conceito que está na base de qualquer doodle. Uma frase de Antero, que não perde atualidade: “A poesia é a confissão sincera do pensamento mais íntimo de uma idade”.

Antero Tarquínio de Quental nasceu em Ponta Delgada, a 18 de abril de 1842, e é considerado uns dos melhores poetas da Língua, comparado a Camões e a Bocage. Quental destacou-se com os seus sonetos, que apresentam notas de estilo que fazem lembrar Bocage e Camões, ainda que não se perca a marca única da arte deste açoriano.

Antero de Quental criou o seu próprio estilo, que se diferenciou. Os seus sonetos e poesia apresentam um sabor clássico, de notável adjetivação e musicalidade, que se tornam numa etiqueta de autor.

A poesia de Quental apresenta três faces distintas: a das experiências juvenis do homem de causas e irreverente, a poesia militante, como voz da revolução, e a poesia metafísica, de quem busca um sentido para a existência.

Ao longo da vida, Antero de Quental foi adaptando a sua escrita às causas que defendia. A obra deste domador de palavras apresenta outras paixões bem vincadas, como a filosofia e a política.

Quental viria a morrer a 11 de setembro de 1891, nos Açores que o viram nascer. Encontra-se sepultado no Cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada, mas a sua poesia permanece viva.

E no dia em que se assinala o 170.º aniversário de Antero de Quental, um doodle, no motor de busca de edição portuguesa, reaviva as memórias do escritor e poeta português, com mensagem difundida agora pela Internet.

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, também no dia da morte do genial Einstein, em 1955, e recorda-se o escritor e poeta Antero de Quental, que nasceu a 18 de abril de 1842. A Google Portugal não passou ao lado desta efeméride e prestou uma homenagem ao escritor e poeta luso.

Em destaque

Subir