TV

Anorética “a horas de morrer” obtém recuperação milagrosa

Uma adolescente de 17 anos esteve “a horas de morrer” devido à anorexia. Ellen Lietzow, que só comia couve cozida e casca de maçã, dá agora o testemunho de uma recuperação milagrosa.

Quando Ellen Lietzow deu entrada no hospital, os médicos ficaram admirados por ainda estar viva, tanto mais que a adolescente de 17 anos só pesava 35 quilos.

Vítima da anorexia e do bullying, Lietzow foi internada com falência renal e dos pulmões. Estava “a horas de morrer”, diziam os médicos.

Isto ocorreu há dois anos e a jovem tem agora 19 anos e é saudável. Numa entrevista à Barcroft TV, Ellen Lietzow aceitou dar o testemunho de como a anorexia pode levar alguém à morte.

Tudo começou quando o corpo da menina começou a mudar e, vítima de bullying na escola, decidiu que precisava de continuar magra. Colapsou após uma semana sem comer nem beber, o que levou à primeira hospitalização.

“Queria continuar magra para ser aceite por todos. Quando perdi peso por causa da natação conheci muitos amigos e todos elogiavam a minha figura. Pensei que se voltasse a ganhar peso ninguém iria querer ser meu amigo”, recordou.

Essa primeira ‘visita’ ao hospital foi um alerta para a família, que pressionou Ellen Lietzow a ganhar peso. O problema seguinte é que a adolescente de 17 anos aumentou de peso até aos 79 quilos.

“Estava a castigar o meu corpo”, explicou: “Eu não queria ganhar peso, mas a minha família e os meus amigos ficaram tão zangados e frustrados… Eu odiava sentir-me assim, nojenta e glutona, era horrível. Odiava a minha aparência e nem saia de casa. Engordei até aos 79 quilos e fiquei tão doente comigo própria que decidi perder todo esse peso. A comida passou a ser apenas uma salada e depois passou para uma couve cozida cheia de sal”.

De seguida, “um corte completo”: Ellen Lietzow passou a comer só couve cozida e casca de maçã. Um dia, entrou em convulsões.

“O meu corpo estava a avisar-me de que aquilo ia matar-me”, comentou: “Eu tinha de parar. Mentia à família e aos amigos sobre o que comia e o tempo que perdia a exercitar-me. Já não tinha energia e sabia que estava a morrer”.

Ao atingir os 35 quilos, a adolescente bateu no fundo. Salvou-se miraculosamente – foram os médicos a dizer que estava “a horas de morrer” – e voltou a comer como uma pessoa saudável.

“A minha vida mudou desde que recuperei. Sou social, saio com os meus amigos e não me isolo”, testemunhou esta vítima da anorexia: “Vou tentar inspirar outros, através das redes sociais, a seguirem o meu estilo de vida vegano, mas saudável. A mensagem que deixo a quem sofre de anorexia é que só você se pode salvar. Tem de ser você a mudar de vida, a escolher a vida”.

Em destaque

Subir