Tecnologia

Anonymous desmentem lançamento de sistema operativo próprio

anonymous_1Embora seja desmentido pelo conhecido grupo de hackers, certo é que o software já regista perto de 40 mil downloads, a partir de plataforma Source Forge. Anonymous desmentem autoria desta versão Linux e alertam utilizadores para possíveis armadilhas.

O Anonymous desmente esta semana a autoria de um sistema operativo próprio. Durante alguns dias, foram muitos aqueles que descarregaram o software, pensando tratar-se de uma plataforma segura para a navegação Web. Contudo, além de desmentir o lançamento, o grupo de piratas informáticos alerta ainda para possíveis armadilhas no código deste sistema.

Na plataforma onde o download foi disponibilizado, o nome ‘Anonymous-OS’ induziu milhares de utilizadores em erro, que não hesitaram em descarregar o software. Ao todo, foram já quase 40 mil.

Segundo responsáveis pela página onde o sistema operativo está disponível, o mesmo foi testado e não foram encontradas quaisquer ameaças, embora seja a própria Source Forge a admitir que não consegue confirmar se autoria pertence ou não aos Anonymous. Numa nota publicada no blogue, um porta-voz da plataforma de downloads considera que, após alguns testes, o software parece ter sido feito de forma a proteger a entidade de quem o use, na Internet.

Além de serem os próprios Anonymous a aconselhar os utilizadores a não instalarem o programa, que é baseado em Linux, também algumas empresas de segurança informática o fazem, alegando que o mesmo pode conter código malicioso. Pelo sim pelo não, o melhor é nem experimentarem.

O grupo Anonymous, juntamente com o LulzSec, é a organização de piratas informáticos mais conhecida do mundo. Em 2011 mostrou-se ainda mais depois de uma série de ataques levados a cabo contra organizações governamentais norte-americanas mas não só. A última vítima mediática, por assim dizer, foi o Vaticano, que viu o seu site ser atacado e bloqueado durante algum tempo. Saiba mais aqui. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir