Economia

Ano de 2019 foi o melhor de sempre para o turismo no Centro de Portugal

O ano de 2019 “terá sido o melhor de sempre para a atividade turística no Centro” do país, tendo sido registados aumentos sustentados no número de dormidas e nas receitas, anunciou hoje a Turismo Centro.

“O crescimento registado pela procura do Centro de Portugal enquanto destino é verdadeiramente notável. Ano após ano, temos assistido a uma taxa de crescimento superior à média nacional e os dados de que já dispomos apontam para a certeza de que 2019 será mais um ano de recordes”, refere o presidente daquela entidade regional, Pedro Machado.

Os números finais da atividade turística de 2019 ainda não foram publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mas a Turismo Centro garante que “os dados já existentes demonstram que 2019 terá sido o melhor ano de sempre para a atividade turística” na região.

Entre janeiro e outubro foram contabilizados pelo INE 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17 por cento do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões.

“De notar que, em 2017, ano da visita do Papa Francisco a Fátima, nos mesmos dez primeiros meses houve 3,36 milhões de hóspedes. Recuando no tempo, verifica-se, a título de exemplo, que entre janeiro e outubro de 2013 os hóspedes no Centro de Portugal não chegaram aos 2 milhões (1,96 milhões) – um crescimento de 82,46 por cento em seis anos”, destaca a entidade regional.

O mesmo nível de crescimento é visível no número de dormidas (uma subida de 4,15 por cento entre 2018 e 2019, e de 74,36 por cento em relação a 2013) e nas receitas.

Entre janeiro e outubro de 2018 e o mesmo período de 2019, há a registar um crescimento de 6,17 por cento nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, que ultrapassaram os 310 milhões de euros.

“Em 2013, note-se, os proveitos cifravam-se nos 150 milhões de euros – em seis anos são mais do dobro”, avança a Turismo Centro.

O ano de 2019 ficou também marcado pelos prémios internacionais conquistados pelos filmes promocionais da Turismo Centro.

O filme intitulado “Turismo Centro de Portugal: Are You Ready?”, produzido pela Slideshow, venceu nove prémios e distinções em oito festivais mundiais, tendo sido o 8.º filme mais premiado em festivais internacionais de cinema de turismo durante o ano de 2019, entre os mais de 3000 filmes de turismo produzidos.

Também o filme promocional apresentado em março de 2019 pelo Turismo Centro de Portugal, no qual o espetador assume o papel de uma personagem de um jogo de vídeo passado na região, conquistou audiências e prémios nos festivais internacionais, além de ser um êxito com 422 mil visualizações.

A Turismo Centro de Portugal conquistou ainda o galardão de “Melhor Região de Turismo Nacional”, atribuído nos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que distinguem o melhor que se faz no turismo durante o ano, e o galardão “Turismo”, nos Litoral Awards, um evento que premeia marcas e personalidades da região litoral do Baixo-Vouga.

Pedro Machado, foi ainda galardoado com o prémio Excelência – Personalidade do Ano 2018, na gala dos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

“Felicito os empresários da região e as entidades públicas e privadas do setor do turismo que têm conseguido elevar o Centro de Portugal a uma posição que poucos julgariam possível há poucos anos”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro, entidade regional que agrupa cem municípios.

Em destaque

Subir