Motores

Animação quanto baste no Ralicross de Montalegre

O Campeonato Nacional de Ralicross, Kartcross e Super buggy regressou a Montalegre para disputar a sua quinta prova da temporada. O público, que esteve em força na pista barrosã, assistiu a corridas com emotividade e discussões acesas, normalmente desde a partida, até ao baixar da bandeira xadrês.

Joaquim Santos impôs-se nos SuperCar, Mário Barbosa levou a melhor nos Super 1600, Luís Moreira na Super Nacional 2RM, Pedro Rosário venceu no Kartcross e Rafel Rocha impôs.-se na Iniciação.

Em Montalegre, como já fora anunciado, o convidado do Seraical Team e da promoção do campeonato foi Cândido Barbosa, detentor de 121 vitórias e Campeão Europeu de Esperanças em 1996, é uma das grandes referências do ciclismo nacional. Sentou-se aos comandos do AG SPort, no Campeonato Nacional de Kartcross e provou ter muita pedalada e “estar a adorar a experiência. Rapidamente comecei a ganhar confiança e certamente que esta é uma experiência a repetir.”

Em termos de ação, a prova dos SuperCar/Super Nacional 4WD foi dominada por Joaquim Santos e o seu Ford Focus, relegando Pedro Matos (Citroen DS3) e Ana Matos (Mitsubishi Laancer EVO VI) para as posições imediatas.

Na Super Nacional A 1.6, Sérgio Dias garantiu a ‘pole position’ e tirando partido dela foi para a frente e não deu quaisquer hipóteses à concorrência. Atrás do piloto do Citroën Saxo ficou Américo Sousa, em carro idêntico, e João Dias, aos comandos do seu Peugeot 106. Isto apesar de inicialmente ter sido Daniel Leal (Citroën Saxo) a comandar a perseguição ao líder. Andreia Oliveira (Toyota Starlet) foi a melhor senhora em prova.

Já nos Super 1600 foi Mário Barbosa e o seu Ford Fiesta que ditaram ‘leis’. Partiu na frente e por lá ficou, depois de ter garantido que João Ribeiro (Citroën Saxo S1600) ficava atrás de si na travagem para a primeira curva. A luta acabou por ser pelas posições secundárias, com Bruno Gonçalves (Citroën Saxo S1600) e Hélder Ribeiro (Citroën C2 S1600) a acompanharem o vencedor no pódio.

A Super Nacional 2 RM foi a prova mais disputada e também a mais polémica. Santinho Mendes (Opel Astra), que era o grande favorito, arrancou mal, mas depois recuperou, conseguindo superar Luís Moreira (BMW 325i), que assumira o comando após a largada. Mais atrás Hugo Santos e José Sousa desentenderam-se com o piloto do Peugeot 306 a capotar o carro francês.

A prova não foi parada de imediato, mas quando Sousa saiu do carro caiu na pista foi mostrada a bandeira vermelha. A contestação subiu de tom e os pilotos foram chamados ao colégio de comissários desportivos. De referir que a prova não foi retomada, José Sousa foi socorrido mas não teve qualquer ferimento e Luís Moreira foi declarado vencedor, na frente de Ricardo Mendonça e Adão Pinto. Santinho Mendes perdeu duas posições fruto de uma penalização de dez segundos.

No Kartcross foi tudo mais pacífico, e se Luís Almeida (Semog) partiu na frente aproveitando a sua ‘pole position’, Pedro Rosário acabou por superá-lo, ainda que um acidente em cadeia tenha feito parar a corrida, Quando esta foi retomada, mais toques, mas desta vez Rosário não deu hipóteses a ninguém. Rui Nunes e Tiago Freitas terminaram logo atrás do vencedor.

Ludgero Santos impôs-se numa pouco concorrida prova de Super Buggy, a que nem a presença de Nuno Neto deu ‘vida’

Já na Iniciação a ‘conversa’ foi outra, com Rafael Rocha (Toyota Starlet) a impor-se numa prova muito disputada, impondo-se diante de Pedro Domingos (Toyota Starlet), e de João Novo (Peugeot 106). Andreia Sousa (Toyota Starlet) foi a melhor senhora.

Em destaque

Subir