Economia

Angolanos descartam Portugal como destino de investimento direto

manuel_vicente_ministro_an_NEWMinistro responsável pela pasta da Economia em Angola revela que Portugal não faz parte do plano de investimento de Luanda. Manuel Vicente aponta “outras prioridades”, o que representa uma má notícia para Portugal, já que os investidores angolanos foram, no primeiro trimestre de 2102, os quartos maiores parceiros da economia nacional.

Investir em Portugal deixou de ser uma prioridade da Angola, de acordo com fonte do Governo angolano, que não vê no mercado luso grandes perspetivas de investimento direto, nos próximos tempos.

Numa conferência de imprensa que decorreu em Luanda, Manuel Vicente sustentou que há “outras prioridades” e opções estratégicas, que levam Angola a “olhar mais as questões internas” do que concentrar-se nos destinos de investimento.

O ministro de Estado e da Coordenação Económica de Angola estava precisamente a apresentar os dados da atividade angolana durante o primeiro trimestre de 2012, período em que Luanda se assumiu como o quarto maior parceiro de Portugal, no que diz respeito a investimento e trocas comerciais, só superado por Alemanha, França e Espanha.

Nos últimos tempos, Angola tem aumentado o investimento em Portugal, em virtude do crescimento económico que aquele país assinala. No entanto, as estratégias do Governo de Luanda voltam-se agora para outras prioridades, no que concerne ao investimento direto no estrangeiro.

Deste modo, Portugal apenas pode esperar que investidores privados angolanos possam investir kwanzas nos processos de privatização que estão previstos pelo Governo de Portugal.

Em destaque

Subir