José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, anunciou hoje a rutura das parcerias estratégicas estabelecidas com Portugal. “As coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político atual”, justificou Eduardo dos Santos.
As tensões entre Portugal e Angola pareciam estar atenuadas, apesar dos editoriais do Jornal de Angola, mas a verdade é que a rutura foi anunciada ao mais alto nível: pela voz do presidente José Eduardo dos Santos.
“Só com Portugal, as coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político atual, reinante nessa relação, não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada”, afirmou José Eduardo Santos, citado pelo Jornal de Notícias.
O presidente angolano discursava esta terça-feira, em Luanda, na Assembleia Nacional de Angola, no debate sobre o estado da Nação. E não deixou margens para dúvidas.
No próximo ano, em fevereiro, os dois países encontram-se numa cimeira, cujo sucesso chegou a ser colocado em causa, em virtude da crise diplomática.