Categorias: Nas Notícias

Angola paga pensões a 167 mil ex-militares, viúvas e órfãos de antigos combatentes

O Estado angolano está atualmente a pagar pensões a 167 mil ex-militares, viúvas e órfãos de antigos combatentes, mas indicou estar em curso um novo processo de certificação de prova de vida, noticiou hoje a imprensa local.

Numa reunião com ex-militares, em Ndalatando, capital da província angolana do Cuanza Norte, o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos Liberdade, destacou que a certificação da prova de vida dos pensionistas e a homologação dos processos pendentes vai garantir a inserção de um maior número de beneficiários na caixa de proteção social.

João Ernesto Liberdade defendeu igualmente o envolvimento massivo dos antigos combatentes em projectos sociais, sobretudo em cooperativas agrícolas e negócios, visando assegurar a própria subsistência e dos seus dependentes, face o valor exíguo de 23 mil kwanzas (67 euros) da pensão que auferem mensalmente.

A este propósito, os veteranos defenderam, no encontro, o aumento da pensão para 50 mil kwanzas (147 euros), uma vez que consideram que o atual valor é “incompatível” com o atual custo de vida.

Na ocasião, o diretor do gabinete provincial do Cuanza Norte dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Guilherme Sebastião Neto, que apresentou a preocupação dos dependentes, disse constar ainda das inquietações a subvenção do pagamento de energia elétrica e água potável, distribuição de ‘kits’ profissionais para o fomento do autoemprego, apoio técnico e meios mecanizados para a produção agrícola.

O responsável referiu que o gabinete dos antigos combatentes e veteranos da pátria no Cuanza Norte controla atualmente 1.723 dependentes, entre os quais ex-militares, deficientes físicos, viúvas e órfãos.

Dos beneficiários da instituição, referiu, constam ainda 563 antigos combatentes reintegrados na vida social, 497 deles a laborarem na função pública, enquanto 342 órfãos e filhos contam com apoios para a formação académica, sendo 30 contemplados com bolsas de estudo internas no ensino superior.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaAngola

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 2 de julho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 2 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de julho, a Literatura ganha Hesse, mas perde Hemingway e Sophia

Nasce Hermann Hesse, morrem Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner. O dia 2 de…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

1 de julho, nasce Amália Rodrigues, a diva do fado

Hoje é dia de recordar Amália Rodrigues, que nasceu a 1 de julho de 1920,…

há % dias

28 de junho, morre Terry Fox, herói no Canadá e ativista contra o cancro

Chama-se Terry Fox e ficou célebre pela sua perseverança. Perdeu uma perna devido a um…

há % dias