Categorias: MundoNas Notícias

Angola diz que conselho da União Africana deve acompanhar processo eleitoral na Guiné-Bissau

Angola recomendou hoje que o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana continue a acompanhar a situação política na Guiné-Bissau, durante todo o processo para as eleições presidenciais, punindo quem o ponha em causa.

A poucos dias das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, previstas para 24 de novembro, o CPS da União Africana, de que Angola é Estado Membro, voltou a analisar a situação política naquele país, com vista à conclusão do ciclo eleitoral.

Numa declaração lida pelo embaixador Francisco da Cruz, o Governo angolano considera “encorajador um certo amenizar da situação política” na Guiné-Bissau, depois de, no fim de outubro, o Presidente guineense ter destituído o Governo liderado pelo primeiro-ministro Aristides Gomes.

“Consideramos recomendável que a Comunidade Internacional, em particular o CPS, continue firmemente a acompanhar com uma atenção cuidada a evolução da situação política na Guiné-Bissau, para garantir que as eleições presidenciais (…) se realizem a 24 de novembro, e que sejam efetivamente livres de violência e intimidação política, justas, transparentes e credíveis”, realçou o embaixador, citado pela diplomacia angolana.

Angola recomendou ainda que o CPS continue a acompanhar a situação política na Guiné-Bissau, sobretudo nas fases “politicamente delicadas” antes, durante e depois da realização das eleições presidenciais.

O Estado angolano advogou que os países da região devem “responsabilizar, incluindo com medidas punitivas, indivíduos ou entidades que com os seus atos ponham em causa a evolução do processo democrático e a ordem constitucional estabelecida e desrespeitem as pertinentes decisões da comunidade internacional para a paz e estabilidade na Guiné-Bissau”.

Angola defendeu também que a visita a Bissau de seis Presidentes de alguns países da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que esteve prevista para sábado e não se realizou, deve ocorrer “antes da primeira volta das eleições presidenciais”.

A cimeira de chefes de Estado e de Governos da CEDEAO, realizada no passado dia 08, no Níger, para analisar exclusivamente o agudizar da crise política na Guiné-Bissau, mandatou os Presidentes da Costa de Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Níger e Nigéria para realizarem uma visita a Bissau com o objetivo de informarem o seu homólogo guineense, José Mário Vaz, das decisões do encontro.

José Mário Vaz não esteve presente na cimeira de Níger, por se encontrar em campanha eleitoral, com vista à sua reeleição.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, marcada para 29 de dezembro.

A CEDEAO reuniu-se extraordinariamente depois de José Mário Vaz ter demitido o Governo liderado por Aristides Gomes e nomeado um outro liderado por Faustino Imbali, que acabou por se demitir depois de ter sido ameaçado de ser sancionado por aquela organização.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias