Nas Notícias

O que é a morte cerebral?

 

O que é morte cerebral? A pessoa neste estado pode ter o coração a bater durante um período de tempo, mas não consegue exercer funções essenciais, como respirar, ou digerir alimentos. Necessita, por isso, de equipamentos de suporte básico de vida. No entanto, este suporte pode ser fornecido em situações menos graves.

Quando há morte cerebral, a pessoa não tem capacidade de recuperar, uma vez que o cérebro controla todas as funções vitais. É um quadro irreversível. A morte cerebral é diferente do coma (neste caso, há sinais de vida cerebral, com hipóteses de cura). Um paciente com morte cerebral não revela sinal de vida.

Um paciente enfrenta morte cerebral se todas as áreas do cérebro – entre as quais o tronco cerebral – perderem todas as suas funções de forma irreversível. A hora da morte dá-se, em termos legais, no momento em que o médico determina que há morte cerebral.

“A certificação de morte cerebral requer a demonstração da cessação das funções do tronco cerebral e da sua irreversibilidade”, segundo a lei portuguesa.

Em destaque

Subir