TV

Android pode ser ‘adotado’ pela BlackBerry

E se o próximo dispositivo da BlackBerry surgir com um sistema operativo Android? A Reuters assegura que a empresa canadiana, criticada pelo sistema que disponibiliza e pela perda de quota de mercado, pondera começar a usar o sistema do Google.

O próximo smartphone da BlackBerry, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro, deverá surgir com o sistema operativo Android.

A informação é avançada pela Reuters e por vários sites da especialidade, que citam fontes não identificadas da marca canadiana.

A BlackBerry, que tem vindo a perder quota de mercado a um ritmo assustador, sempre se pautou pela defesa de um sistema operativo próprio, que atualmente é o BB10.

Mas a crescente expansão do Android, do iOS e até do Windows levou o gigante canadiano, um dos preferidos no segmento empresarial, a mudar a estratégia.

O recente BlackBerry 10, aliás, já permite correr algumas aplicações desenhadas para o Android, o sistema operativo do Google.

John Chen, o CEO da empresa, chegou mesmo a publicar uma carta aberta, endereçada ao Governo norte-americano, a queixar-se de práticas discriminatórias no mercado das aplicações, como forma dos operadores contornarem certas limitações legais.

“Ao contrário da BlackBerry, que permite aos utilizadores de iPhone fazer o download e usarem o serviço BBM, a Apple não permite que os utilizadores de BlackBerry ou Android façam o download do serviço de messaging iMessage”, comparou o gestor.

Em resposta às questões da Reuters, a empresa enviou apenas este texto: “Não comentamos rumores e especulações, mas permanecemos comprometidos com o sistema operacional BlackBerry 10, que oferece benefícios de segurança e produtividade incomparáveis”.

A BlackBerry, em tempos um dos grandes ‘players’ do mercado, tem agora uma quota inferior a um por cento.

Em destaque

Subir