Motores

Andreas Mikkelsen focado numa nova abordagem

Andreas Mikkelsen admitiu que fará mudanças radicais na forma como conduz e como acerta o seu Hyundai na nova época.

Durante o Campeonato do Mundo de Ralis de 2018 o norueguês apenas subiu uma vez ao pódio, e isso leva-o a repensar a abordagem, sobretudo nas provas de asfalto.

Em vésperas do Rali de Monte Carlo pede-se a Mikkelsen que contribua para a equipa com um resultado mais de acordo com o que dele esperam os responsáveis da Hyundai, uma equipa onde tem dois verdadeiros especialistas, como Thierry Neuville e Sebastien Loeb.

“De uma forma geral acho que nas provas de terra estive bem, mas no asfalto debati-me bastante. Depois de estudar bastante o problema venho para a nova época com uma diferente mentalidade”, começa por referir o piloto nórdico.
Andreas Mikkelsen sabe que parte do seu problema reside na forma como escolhe o ‘set-up’ do seu i20 Coupé WRC:

“No ano passado tentei fazer como estava habituado a fazer, mas talvez este carro tenha de ser guiado de forma diferente, como os outros fizeram durante cinco anos. Agora vou tentar copiá-los bastante e apenas guiar da forma que fazem”.

O norueguês de 29 anos é colocado numa posição onde tem de mostrar resultados para manter o seu estatuto na equipa face a Thierry Neuville e Dani Sordo, por isso vai-se inspirar na forma como o belga e o espanhol conduzem: “Há muito na forma como eles abordam as curtas e no ‘set-up’ que escolhem”.

“Há a questão de travar um pouco mais tarde, manter os travões um pouco mais nas curvas para descrever as mesmas. A forma como acertam o carro é talvez melhor para fazer isso, mas terá algum custo ao nível da aderência. Parece muito fácil quando se vêm as diferenças, mas guiei da forma como guiava durante dez anos e mudar não é fácil”, sublinha Mikkelsen.

Ainda assim o norueguês diz que e normal que depois de boas temporadas haja anos mais difíceis e está confiante para a nova época: “O ano passado foi o mais complicado, mas sei que se continuar a trabalhar bastante e colocar todo o meu empenho em melhorar as coisas vão mudar”.

Em destaque

Subir