Motores

Andreas Mikkelsen domina primeiro dia na Austrália

andreasmikkelsenaustralia1

Andreas Mikkelsen ‘entrou com tudo’ no Rali da Austrália, última prova do campeonato do mundo da especialidade que esta sexta-feira arrancou naquele país da Oceânia.

O norueguês da Volkswagen venceu seis das onze especiais que compunham o primeiro dia de prova, e parte para a segunda etapa do rali com mais de 15 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier.

Prejudicado pela ordem de passagem na estrada, o campeão do mundo foi obrigado a ‘limpar’ a estrada e no começo do dia perdeu alguns segundos para Mikkelsen, cuja altura de passar nas classificativas era muito mais favorável,

Não admira assim que o norueguês se impusesse logo no troço inaugural, e depois repetisse a dose entre a terceira e a sexta especiais, afastando-se dos seus mais diretos adversários, não apenas Ogier mas também os pilotos da Hyundai Thierry Neuville e Hayden Paddon.

O neozelandês foi bastante agressivo no começo da prova e impôs no segundo troço, mas depois não conseguiu acompanhar o andamento de Neuville e Ogier, com o belga a ser o mais rápido na sétima classificativa e o francês a impor-se na oitava, nona e décima.

thierryneuvilleaustralia1

Thierry Neuville parte para o segundo dia a pouco mais de sete segundos de Sebastien Ogier, mas tem Hayden Paddon a 1,2s, pelo que o segundo dia será decisivo para estabelecer uma hierarquia na prova australiana.

Mads Ostberg fecha o top cinco, tendo também beneficiado da sua ordem de passagem para fazer bons tempos no começo da etapa, sendo por isso o melhor dos homens da Ford, porque mais consistente que Ott Tanak, que terminou a jornada apenas na oitava posição, atrás de Dani Sordo, que sofreu uma penalização de 20 segundos por chegar atrasado ao controlo de partida da quarta especial.

O rali está a ser madrasto para Jari-Matti Latvala, que depois de ter partido uma suspensão do seu Volkswagen Polo R WRC sofreu um acidente, atrasando-se irremediavelmente e caindo para fora do top dez.

madsostbergaustralia1

Classificação após a 11.ª PE
1.º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaegger (Volkswagen) 57m16,7s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 15,4s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 22,5s
4.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 23,7s
5.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 38,8s
6.º Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford) + 46,6s
7.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 50,2s
8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 1m30,6s
9.º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Skoda) + 2m20,3s
10.º Lorenzo Bertellu/Stefano Scattolin (Ford) + 2m24,7s

Em destaque

Subir