Motores

Andreas Backmann na ‘pole’ do TCR em Barcelona e Francisco Mora em destaque

Andreas Backmann colocou o seu Hyundai i30N TCR na ‘pole position’ para a prova do TCR Europa em Barcelona, enquanto Francisco Mora esteve em destaque na qualificação do TCR Ibérico.

O sueco conseguiu apurar-se para a Qualificação 2 com o 12º e último tempo entre os 35 participantes (TCR Ibérico, TCR Europa e TCR Benelux), eliminando Nelson Panciatici por 500 centésimos de segundo.

No entanto, depois soube escolher o momento certo para atacar a ‘pole’ e destronar Josh Files por três décimos. Julien Briché (Peugeot 308) ressurgiu nas primeiras posições e fez a terceira volta mais rápida, à frente de Santiago Urrutia e dos irmãos Clairet.

Na sétima e oitava posições surge Tom Coronel e o impressionante estreante Jack Young, que conseguiu colocar o Renault Mégane RS na Q2 na sua primeira competição de TCR. Gilles Magnus e Daniel Lloyd classificaram-se em nono e décimo e vão dividir a primeira linha da grelha da corrida 2 de domingo.

Francisco Mora destacou-se entre os pilotos que discutem o TCR Ibérico, ao conseguir, na Q1, o 17º tempo absoluto, ficando a poucos décimos de passar à Q2 (12 pilotos mais rápidos), no grupo de oito pilotos situados no segundo 14.

O piloto do Porto mostrou-se satisfeito com o seu desempenho: “Foi uma qualificação boa, embora pudesse ter conseguido um tempo no segundo 14 baixo, só que na minha volta rápida piorei no primeiro e no terceiro setores da pista. De qualquer modo, estou satisfeito e este resultado acaba por corresponder às minhas expetativas”.

“Agora, nesta primeira corrida, o que me preocupa é cumprir o objetivo de chegar ao final sem estragar o carro, evitando ao máximo os ‘toques’. Tudo vai depender da pista secar ou não e das condições em que se encontrar a minha linha de partida”, referiu ainda Francisco Mora.

Nessa mesma Q1, com o piso da pista muito húmido, Robin Vaks (Honda Civic Type R) foi 19º , Evgeni Leonov (CUPRA) 30º, Mattias Vahtel (Honda Civic Typre R) 32º e Gustavo Moura (Audi RS 3 LMS) o 34º.

Resultado da qualificação
1º Andreas Backman (Hyundai) 2m12,123s
2º Josh Files (Hyundai) 2m12,488s
3º Julien Briché (Peugeot) 2m12,734s
4º Santiago Urrutia (Audi) 2m12,896s
5º Jimmy Clairet (Peugeot) 2m13,334s

Em destaque

Subir