Motociclismo

Andrea Dovizioso mais forte que Marc Marquez em Motegi

Andrea Dovizioso foi o vencedor do Grande Prémio do Japão de MotoGP, que se disputou este domingo no Circuito de Motegi. O italiano da Ducati impôs-se depois de um intenso duelo com Marc Marquez, o líder do campeonato e o primeiro comandante da corrida.

O Campeão do Mundo acabaria por se inclinar perante Dovizioso, mas a segunda posição permite-lhe reforçar o comando do campeonato, numa corrida onde o pódio foi completado por Danilo Petrucci.

No começo da prova foi Marquez a fazer o melhor arranque e a levar a melhor sobre Jorge Lorenzo e Johan Zarco, o autor da ‘pole position’. Lorenzo conseguiu passar para frente ainda na primeira volta, enquanto Petrucci também conseguia passar o líder do campeonato.

O italiano da Pramac conseguiu depois passar para a frente da corrida, enquanto Jorge Lorenzo se atrasou, ‘caindo’ para a oitava posição. Mas Petrucci viria a não conseguir resistir a Marquez, que se manteve na frente até Dovizioso – o mais rápido em pista – vir de trás e roubar-lhe o comando. Seguiu-se uma troca de liderança, que só terminou na última volta, com o italiano da Ducati a fazer valer a sua maior rapidez no último setor do circuito de Motegi.

Andrea Iannone e Alex Rins fecharam o lote dos cinco primeiros, depois de deixarem para trás Johan Zarco, em ‘queda’ na classificação, numa prova que terminou mais cedo para Valentino Rossi, ao não evitar uma queda a 19 voltas do final.

Maverick Viñales foi apenas nono, e isso deixou-o mais longe do líder Marc Marquez, sendo que agora o espanhol da Honda tem 244 pontos e tem agora Andrea Dovizioso a 11 pontos, enquanto o espanhol da Yamaha é terceiro, a 39 pontos.

Classificação final

1º Andrea Dovizioso (Ducati) 47m14,236s
2º Marc Marquez (Honda) + 0,249s
3º Danilo Petrucci (Ducati) + 10,557s
4º Andrea Iannone (Suzuki) + 18,845s
5º Alex Rins (Suzuki) + 22,982s
6º Jorge Lorenzo (Ducati) + 24,464s
7º Aleix Espargaro (Aprilia) + 28,010s
8º Johann Zarco (Yamaha) + 29,475s
9º Maverick Viñales (Yamaha) + 36,575s
10º Loris Baz (Ducati) + 48,506s

Em destaque

Subir