Nas Notícias

André Villas-Boas / Clube dos Pensadores / Jorge Jesus

villas boas3andre villas boas 600O Clube dos Pensadores por intermédio de Joaquim Jorge convidou André Villas-Boas para estar presente no seu 8.º aniversário. Porém ,essa hipótese gorou-se porque entretanto André Villas-Boas arranjou clube.

Nos contactos mantidos entre Joaquim Jorge e André Villas-Boas, em que se enaltece a postura e o respeito mútuo, ficou acordado que a presença de André poderia não se verificar se entretanto fosse treinar um clube.

Mesmo assim, Joaquim Jorge correu esse risco, pois era interessante estar com alguém fora da política e que tem muito para contar sobre futebol, e não só, de uma forma cordial e avalizada.

Nas conversas que Joaquim Jorge foi mantendo discretamente com André Villas-Boas, ficou com a ideia que só não vinha ao Clube por imperativo profissional e se não pudesse de todo.

joaquim jorge 600Logo que soube do interesse do Zenit informou Joaquim Jorge do início das negociações e da hipotética impossibilidade de estar presente no dia 17 de Março. Joaquim Jorge, mesmo assim, teve uma réstia de esperança de que André partisse para a Rússia na terça-feira e estivesse presente na segunda-feira à noite. Porém, tal não se verificou.

Vem isto a propósito, de Jorge Jesus, treinador do Benfica, ter partilhado com os jornalistas informações confidenciais que teve com André Villas-Boas e que não as deveria divulgar. A direcção do Zenit não gostou e protestou com razão. Podia, in extremis, ter posto em causa a contratação de André Villas-Boas.

Porventura Jorge Jesus gostaria de ser convidado para orientar o Zenit? Não sei. O que sei é que mais uma vez Jorge Jesus não esteve bem. Porventura Jorge Jesus falou com André Villas-Boas a pedir informações sobre o Tottenham, em vez de estar calado, veio a terreiro falar demais e comprometer André Villas-Boas.

Joaquim Jorge sabia que André Villas-Boas viajaria este domingo para se encontrar com os responsáveis do Zenit, assinar o contrato, assistir ao jogo de quarta-feira para a Liga dos Campeões – Borussia Dortmund-Zenit de São Petersburgo – e assumir o comando da equipa na quinta-feira. Só hoje se divulga essa conversa privada entre Joaquim Jorge e André Villas-Boas, porque vem hoje no jornal Expresso a comunicar a sua contratação oficial.

jorge jesus 600 1Não é bonito, não é de bom-tom, não é correcto divulgar aos jornalistas uma conversa telefónica privada. Jorge Jesus já nos habituou a tudo e mais alguma coisa, desde insultar polícias, provocar treinadores (recentemente mostrou três dedos ao treinador do Tottenham), empurrar dirigentes do seu clube (Shéu, etc.) com um passado incólume, passos de dança sem nexo, etc., etc.

Joaquim Jorge também poderia ter divulgado a contratação de André Villas-Boas para sair nos jornais e ser badalado o Clube dos Pensadores, mas não o fez. André Villas-Boas pediu sigilo, informou que quem divulgaria a sua contratação seria o Zenit, e foi assim que se procedeu – bico calado.

Jorge Jesus lembra-me, um pouco, determinados políticos portugueses ou figuras gradas da nossa praça que nada lhes acontece façam o que fizerem, arranjam sempre maneira de se safar. O Benfica é o Benfica e não chega vencer é preciso saber vencer. E o mais importante saber estar e actuar.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir