Nas Notícias

André Ventura explicou frases sobre ciganos e saiu do DIAP sem ser constituído arguido por racismo

André Ventura foi interrogado quanto às declarações proferidas sobre os ciganos e… não foi constituído arguido. O candidato do PSD à Câmara de Loures saiu ‘limpo’ como entrou no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), em Lisboa.

As declarações do candidato do PSD, que acusou os ciganos de viverem “quase exclusivamente de subsídios do Estado”, motivaram uma queixa por parte do Bloco de Esquerda, o que levou o DIAP chamar André Ventura para prestar “esclarecimentos”.

“O que eu acho inacreditável é um ou vários partidos políticos usarem a justiça para impedir um candidato de expressar palavras e ideias”, reagiu André Ventura, depois de se saber que não foi constituído arguido por racismo.

“Entrei como testemunha e saí como testemunha”, frisou o candidato do PSD: “Vim aqui reafirmar o que já ti há dito e explicar o sentido com que o disse. Não sou racista. Disse e reafirmo que, quando há problemas numa comunidade, estes devem ser resolvidos dentro do Estado de direito”.

Uma vez que não foi constituído arguido, André Ventura usou o mesmo tema para reforçar a mensagem, numa crítica a todos os adversários políticos: “Nós falamos abertamente dos problemas, ao contrário de outros que dizem o mesmo nos cafés, mas depois não o assumem em público”.

Em destaque

Subir