Mundo

Andar de bicicleta e transportes públicos dá direito a cerveja ou gelado em Bolonha

A cidade italiana de Bolonha criou um sistema de recompensas para os cidadãos que viajam de transportes públicos e bicicleta. Ao deixar o carro em casa, estão a diminuir a poluição provocada pela emissão de gases.

A ideia foi lançada no ano passado e está agora a tornar-se um sucesso em Bolonha, Itália.

“Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou autocarro e receber uma recompensa”, explicou Marco Amadori à BBC.

A iniciativa é orquestrada através da aplicação ‘Bella Mossa’, ‘Bom Trabalho’ em português. As recompensas são atribuídas de acordo com as preferências do utilizador, podendo ser cervejas, gelados, bilhetes de cinema, entre outros.

A utilização é bastante simples: basta descarregar a aplicação e registar as viagens realizadas de bicicleta ou de transportes públicos. Em seguida, trocar os pontos recebidos por recompensas nos estabelecimentos que aderiram ao programa.

De destacar que os prémios não são atribuídos pela distância percorrida, mas sim pela assiduidade. São necessárias, no mínimo, oito viagens para ser merecedor de uma recompensa.

Além disso, o sistema está também equipado com um sistema de GPS para detetar possíveis fraudes.

A aplicação sublinha, no final de cada viagem, a quantidade de dióxido de carbono – um dos principais causadores do aquecimento global – que não foi emitido por usarem um meio de transporte alternativo.

A funcionar apenas seis meses por ano, os números não metem. No último semestre de 2017 foram registados 3,7 milhões de quilómetros e trocados 16 mil de cupões.

Em destaque

Subir