Nas Notícias

Anacom anuncia baixa do preço máximo das chamadas para 707 e 708

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje uma descida de 48 por cento no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10 por cento para telefone fixo.

A decisão do regulador das comunicações de baixar os preços máximos retalhistas, e que acaba de ser submetida a consulta pública e audiência prévia de 30 dias úteis, aplica-se a números de contacto de empresas ou outras entidades para obter informações diversas ou entregar donativos.

O regulador, em comunicado hoje divulgado, contabiliza entre seis a sete milhões de euros a poupança anual global que esta descida vai trazer para os utilizadores finais, mas diz acreditar numa queda ainda superior se o retalho praticar preços abaixo do teto máximo.

No caso das chamadas para números 707 e 708 feitas a partir de um telemóvel, o preço definido pela Anacom passa a ser de 0,13 euros por minuto (sem IVA), contra 0,25 euros (sem IVA) por minuto atualmente, uma redução de 48 por cento.

Já as chamadas feitas a partir de telefones fixos, o regulador quer um teto máximo de menos 10 por cento no preço, para 0,09 euros por minuto (sem IVA), contra os 0,10 euros (sem IVA) atuais.

“Estas reduções têm em consideração a diminuição, ao longo dos últimos anos, dos preços grossistas nas chamadas móveis e a necessidade de existirem margens consistentes entre os diversos tipos de chamadas, fixas e móveis, para estes números”, explica a Anacom.

Em destaque

Subir