Tecnologia

Anacom alerta para urgência da substituição de cabos submarinos de telecomunicações

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) alertou hoje para a urgência da substituição dos cabos submarinos de telecomunicações que asseguram a ligação entre o Continente, Açores e Madeira, cuja vida útil termina em 2024 e 2025.

“A Anacom considera que a substituição das interligações por cabo submarino deve constituir uma prioridade para Portugal e para a União Europeia, dado tratar-se de um investimento fundamental para assegurar a coesão nacional e o desenvolvimento económico do país e do espaço europeu, o qual requer que as regiões autónomas sejam servidas por boas infraestruturas de telecomunicações que lhes permitam a transmissão de voz e de grandes volumes de dados a alta velocidade”, sustenta o regulador em comunicado.

Segundo esclarece, os cabos submarinos que asseguram a ligação entre o Continente, os Açores e a Madeira e entre as regiões autónomas deverão atingir o fim da sua vida útil em 2024/2025 (o Columbus III em 2024 e o Atlantis-2 em 2025), sendo por isso “de grande urgência tomar decisões que assegurem a entrada em operação de novas interligações antes dessas datas”.

Recordando que tem vindo “a alertar o Governo, os governos regionais dos Açores e da Madeira e os operadores para a necessidade de se encontrar a solução para este problema”, a Anacom organizou na passada quarta-feira um ‘workshop’ sobre o tema, durante o qual os participantes “defenderam de uma forma unânime o interesse estratégico na construção de um novo anel que interligue os Açores, a Madeira e o Continente, de forma a assegurar a existência de redundância nas interligações entre aqueles territórios”.

“Dada a dimensão do esforço de investimento envolvido e as implicações do modelo a adotar para o respetivo financiamento e gestão, considerou-se imperioso que o Estado português defina uma orientação estratégica nesta matéria, envolvendo o Governo central e os dois governos regionais, com mobilização de fundos europeus”, refere.

De acordo com a Anacom, durante o ‘workshop’ foi ainda “realçada a necessidade de considerar uma eventual solução de coinvestimento por parte de todas as partes interessadas, que foram convidadas a manifestar o seu interesse e disponibilidade”.

Salientando tratar-se de uma “questão estratégica para o país”, a Anacom adverte que “é preciso adotar uma decisão o quanto antes” e defende uma “solução integrada que garanta a coesão nacional e que privilegie igualmente a centralidade que os Açores e a Madeira assumem no aproveitamento de todas as potencialidades”.

Segundo o regulador, entidades como a Globaleda ou a Emacom efetuaram já estudos sobre a matéria, sendo “consensual a necessidade de implementar soluções que são tão prioritárias como as relativas a outro tipo de infraestruturas essenciais ao desenvolvimento do país”.

“Estão em causa, nomeadamente, as [potencialidades] relativas ao mar, ao espaço e ao desenvolvimento científico, que estão diretamente associadas à Zona Económica Exclusiva de grande dimensão de Portugal”, sustenta a Anacom, destacando “o contributo que os cabos submarinos podem dar além do suporte indispensável às comunicações, à deteção e alerta de atividade sísmica”.

Reiterando que se trata de “garantir a coesão do território nacional e potenciar a sua inserção no espaço europeu e atlântico, potenciando a concorrência no setor através de uma oferta alargada de serviços com qualidade e segurança e a preços acessíveis”, a Anacom aponta os cabos submarinos como “instrumentais neste desafio, não existindo alternativa para eles”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Campanha europeia promove segurança de quem trabalha nas autoestradas

As equipas da Brisa Autoestradas vão estar no dia 20 de junho em três áreas…

há % dias

Mergulhos mal calculados: Médicos alertam jovens para os perigos

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover a campanha de…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 18 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 18 de…

há % dias

19 de junho, nasce Salman Rushdie, o autor de ‘Versículos Satânicos’

A 19 de junho, assinala-se o nascimento de Salman Rushdie, escritor de origem indiana dono…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

18 de junho, morre Saramago, o embaixador da Língua portuguesa

Dezoito de junho é dia de recordar o escritor José Saramago. Nesta data, assinala-se a…

há % dias