Nas Notícias

“Ana Gomes fez carreira dedicada à maledicência para agradar aos pasquins”

O antigo líder socialista José Sócrates desferiu um violento ataque à também socialista Ana Gomes, a antiga eurodeputada que se candidata a Belém sem o apoio do partido.

Num artigo de opinião para a revista Carta Capital, o antigo primeiro-ministro acusou a antiga eurodeputada de ter feito “uma carreira política dedicada à maledicência”.

“Uma das candidatas usa igualmente a cartada do combate à corrupção, sem nenhum respeito pela inocência, pela presunção de inocência, pelos direitos individuais garantidos pela Constituição ou, mais simplesmente, pela boa educação e respeito devido aos demais. Toda uma carreira política dedicada à maledicência – maldizer os adversários, os ricos, os poderosos e maldizer também os seus próprios camaradas”, escreveu Sócrates.

Ana Gomes adotou o discurso de “maldizer para agradar aos pasquins e garantir popularidade”, continuou o ex-líder do PS.

“O próprio Presidente da República tem de se defender das maldosas insinuações da candidata. No final, fica-nos a enjoativa impressão de que nada disto tem outro objetivo que não seja disfarçar um enorme vazio político”, acusou.

Ao criticar a entrada de Ana Gomes “no jogo populista”, José Sócrates atacou também o “candidato da extrema direita”, André Ventura.

“Também aqui [em Portugal] a vaga de degradação política chegou de forma avassaladora. A entrada na campanha do candidato da extrema direita mudou tudo. O espectáculo é agora de violência, agressão pessoal e brutalidade, primeiro nas palavras – começa sempre nas palavras”, referiu o ex-governante.

“Bem vistas as coisas, esta direita salazarista nunca deixou de existir em Portugal. Estava apenas adormecida pela história e à espera do momento certo”, concluiu José Sócrates.

Em destaque

Subir