Nas Notícias

Ana Gomes critica PS por convidar Sócrates para um evento

jose_socrates_evora

O PS está a validar as “efabulações” de José Sócrates ao convidar o ex-secretário-geral para a Universidade de Verão socialista, afirma Ana Gomes.

A eurodeputada socialista não escondeu a “preocupação” quando soube que o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Lisboa da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) convidou José Sócrates para participar numa conferência, agendada para sexta-feira.

“Vejo o convite com preocupação, porque vem de setores que acham que a imagem de José Sócrates é recuperável”, argumentou Ana Gomes, em declaraçõesà Lusa: “Eu acho que ela é extremamente danosa para o PS e para o país e tem de ser o PS o primeiro a reconhecê-lo e não o contrário”.

Na Suécia, onde se encontra ao serviço do Parlamento Europeu, a socialista que integrou o Secretariado Nacional em 2003 e 2004 apontou o dedo à FAUL por dar validade, através do convite institucional, às “efabulações” de Sócrates.

“Eu não sei o que é que a direção do partido tem a dizer sobre isto. Eu não quero acreditar que a direção do PS tenha tido conhecimento e tenha dado luz verde à iniciativa da FAUL, mas eu critico fortemente a FAUL. Acho que é um mau serviço ao partido e ao país”, reforçou.

Segundo Ana Gomes, o PS precisa de esperar que a justiça “faça o seu caminho”, apesar de assumir pessoalmente um “juízo extremamente negativo” sobre as “efabulações” do arguido da Operação Marquês.

“Independentemente do caso que está na justiça, e eu sou crítica pela demora na formulação de uma acusação que até provocou a prisão preventiva, aquilo que José Sócrates já admitiu publicamente em relação às acusações que estão em investigação é extremamente grave sobre a falta de idoneidade do personagem”, insistiu a eurodeputada.

“Terão de ser o mesmo tipo de pessoas que alinham no mesmo tipo de esquemas e efabulações, para não dizer pior, que estão interessadas em recuperar a imagem de José Sócrates e em voltar a associá-lo com o partido”, acrescentou.

No entender da socialista, o ex-primeiro-ministro “construiu e deixou construir uma fábula” sobre a fortuna familiar, “que não existia”, para esconder que era financiado por um amigo, o que Ana Gomes considera ser particularmente grave dadas as funções que Sócrates exerceu no PS e no Governo.

José Sócrates foi convidado a ser o orador da sessão sobre ‘Política Externa e Globalização’, no âmbito da Universidade de Verão socialista, numa conferência agendada para a próxima sexta-feira.

Em destaque

Subir