Nas Notícias

Ana Drago e Daniel Oliveira no Clube dos Pensadores, a 10 de novembro

daniel oiveira be Os dissidentes do Bloco de Esquerda Ana Drago e Daniel Oliveira são convidados do próximo debate do Clube dos Pensadores, marcado para o dia 10 de novembro (21h30), no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia. Em debate, estará a atualidade política e também o cenário pós-eleitoral. Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, destaca a importância de todas as personalidades que abandonaram o Bloco e que podem agora criar bases para consensos à esquerda.

Ana Drago é socióloga e foi deputada na Assembleia da República e dirigente do Bloco de Esquerda (BE), mas demitiu-se e renunciou também ao cargo de deputada da Assembleia Municipal de Lisboa, alegando divergências com o BE.

Daniel Oliveira, jornalista e cofundador do BE, é colunista dos jornais Expresso e Record, e participa no programa ‘O Eixo do Mal’, transmitido pela SIC Notícias. Abandonou o BE em 2013 por discordar das últimas opções políticas do partido.

Ana Drago e Daniel Oliveira integram o Fórum Manifesto, uma corrente fundada por Miguel Portas (que também se desvinculara do BE), que pretende ser parte de uma solução, admitindo convergências com os partidos de esquerda.

Deste modo o Fórum Manifesto vai em coligação com o partido Livre às próximas eleições legislativas. O Livre, que integra Rui Tavares, alcançou nas últimas eleições europeias 70 mil votos, o que permite acalentar a esperança de um bom resultado em próximo ato eleitoral.

“No PS, com a mudança de liderança para António Costa, é importante que defina a sua política de alianças: recentemente o socialista esteve no congresso do Livre e é um sinal mas não passa disso. Por outro lado, a forma cautelosa e sem hostilizar Marinho e Pinto que formou o PDR (Partido Democrático Republicano) pode querer dizer alguma coisa no futuro. Dificilmente o PS em próximas eleições legislativas, se vencer, terá maioria absoluta. Assim terá que pensar em fazer alianças com outras forças políticas para ter um governo com maioria parlamentar”, salienta Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores e organizador deste debate.

Ouvir Ana Drago e Daniel Oliveira é importante, no sentido de se perceber como poderá o PS estabelecer políticas de alianças com partidos de esquerda, sabendo-se que a esquerda parlamentar atual não está disponível para compromissos pós-eleitorais.

“Como António Costa é perito em acordos e entendimentos – assim aconteceu na Câmara de Lisboa com Helena Roseta e Sá Fernandes – pode antever-se algo semelhante para um futuro governo de Portugal”, acrescenta Joaquim Jorge.

O Clube dos Pensadores prossegue a sua ação cívica, com interessantes debates, que em 2014 contaram com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates; Carlos Barbosa, presidente do ACP; Arménio Carlos, líder da CGTP; António Capucho, ex- PSD; Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS; Marcelo Rebelo de Sousa, ex-líder do PSD; e Ribeiro e Castro, ex-líder do CDS.

Em destaque

Subir