Mundo

AMP lidera eleições de Timor-Leste com 47,96% quando estão contados 81,13% dos votos

A Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) lidera a contagem dos votos nas legislativas antecipadas de sábado em Timor-Leste, com 47,96 por cento, quando estão contados 81,13 por cento dos boletins.

Segundo dados oficiais do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), segue-se a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), com 35,32 por cento, o Partido Democrático (PD), com 8,02 por cento, e a Frente de Desenvolvimento Democrático (FDD), com 5,85 por cento.

Apenas estes partidos estão, para já, acima da barreira de 4 por cento dos votos, necessária para conseguir eleger deputados.

Se estes resultados se mantivessem, a AMP teria 32 lugares, o que obrigaria a coligações para um Governo maioritário. Atualmente, os partidos que compõem a AMP têm 35 assentos no parlamento timorense.

A Fretilin ganharia mais um deputado, passando a 23, o PD perderia dois lugares, para cinco, e a FDD estrear-se-ia com quatro.

Estes dados parciais foram divulgados até às 08:00 locais (00:00 em Lisboa), 17 horas depois do fecho das mesas de voto em Timor-Leste.

Em destaque

Subir