Nas Notícias

Amnistia pede ao Governo espanhol reforma do sistema de asilo de migrantes

A Amnistia Internacional espanhola apelou hoje para que o Governo de Espanha analise individualmente cada caso dos 629 migrantes que hoje chegaram a Valência e que reforme o sistema de acolhimento e de asilo, para que não acabem na indigência.

Numa comunicado, a organização valoriza “a iniciativa de solidariedade e humanismo levada a cabo pelo Governo espanhol e comunidade valenciana”, mas defende que “é necessário que se estude cada caso individualmente para que se identifiquem as possíveis pessoas refugiadas”.

A Amnistia defende ainda que é necessária uma reforma do sistema de acolhimento e de asilo “para que estas pessoas que chegam não acabem na indigência”.

“O Governo espanhol tem a oportunidade de mostrar que isto não fica só em palavras e gestos. É necessário que adotem todas as medidas necessárias para rever o atual sistema de asilo e de acolhimento, que está obsoleto, e não se adequa às necessidades das pessoas refugiadas e solicitantes de asilo que estão a chegar às nossas fronteiras”, defendeu Esteban Beltrán, diretor da AI de Espanha.

A AI destaca que, no final do mês, vai ser negociado no Conselho Europeu o Sistema Europeu Comum de Asilo (SECA), pelo que pede a Espanha que adote “um papel proativo para garantir um mecanismo obrigatório de acolhimento de pessoas refugiadas de maneira justa e equitativa para todos os países da UE, de forma que os Estados membros cumpram com as suas obrigações de proteção aceitando uma responsabilidade partilhada e facilitem, entre outros aspetos, a reunificação familiar”.

Os primeiros dos 629 migrantes socorridos pelo navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, chegaram hoje ao porto de Valência, em Espanha, depois de oito dias de travessia do Mediterrâneo e a rejeição de Itália e de Malta em receber estas pessoas.

Face ao impasse, Espanha ofereceu-se, no dia 11, para acolher os migrantes, tendo o Aquarius efetuado a viagem em direção a Valência escoltado por duas embarcações da Marinha italiana, com as quais repartiu os migrantes que se encontravam a bordo.

França irá também acolher migrantes do Aquarius, depois de uma análise à sua situação em Espanha, anunciou no sábado o Governo espanhol.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: EspanhaMigrantes

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias