Nas Notícias

Amnésia: Músico esquece tudo em 10 segundos, menos a música

amnesia_1É um caso que está a colocar em causa grande parte da informação que era conhecida e estudada sobre a amnésia, doença que nos leva a perder a memória. Um britânico esquece tudo ao fim de 10 segundos, menos a sua grande paixão.

Clive Wearing está a ser um autêntico caso de estudo para os médicos. Desde há 26 anos, ao músico foi-lhe diagnosticado um dos casos mais graves de amnésia, uma encefalite herpética. Clive ficou para toda a vida com uma memória de apenas 10 segundos, pouco mais do que a de um peixe. Mas há algo que o maestro nunca esqueceu.

Hoje com 73 anos, Clive é ainda capaz de tocar piano ou dirigir uma orquestra. Para os especialistas, tudo deriva do facto de termos este tipo de informação alojada numa parte diferente do cérebro e que, ao que tudo indica, não é afetada quando se sofre de amnésia, esta é a explicação possível dos médicos que continuam a estudar alguns casos.

O caso de Clive não é isolado. Um violoncelista, ao qual foi diagnosticado herpes cerebral em 2005, consegue ainda hoje tocar o seu instrumento, embora tenha esquecido grande parte do seu passado.

Para Carsten Finke, um dos especialistas que está a estudar o caso, e embora ache que ainda de têm de ser feitas mais investigações, só há uma hipótese: “Há uma parte intacta do cérebro que se mantém funcional, mesmo em casos graves de amnésia”, sublinhou.

Em destaque

Subir